Aberto Ciclo de Debates: A implementação da curricularização da Extensão no IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Junho de 2021 às 17:11

Começou na noite de ontem, (08), pelo Canal do You Tube IFMT TV, o ciclo de Debates sobre a Implementação da Curricularização da Extensão. Duas novas webinars serão realizadas nas próximas semanas dentro desse ciclo de debates.

O evento, de iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão, contou com a presença do reitor do IFMT Julio Cesar dos Santos, do pró-reitor de Extensão Marcus Vinicius Taques Arruda e da pró-reitora de Ensino Luciana Maria Klamt.

O ciclo de debates começou com a mesa redonda sobre os “Desafios e Perspectivas para a Curricularização da Extensão nas IEs Públicas”, com a participação da pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Marlova Benedetti e da Professora da Universidade de Brasília (UNB) Olgamir Amancia Ferreira.

O reitor do IFMT, destacou, na mesa de abertura, a importância do debate sobre a curricularização da extensão na instituição, e a contribuição destas atividades para a formação dos estudantes, atividadeS que perpassaM todo o processo de aprendizagem.

O pró-reitor Marcus Taques considerou o debate sobre as curricularização da extensão um momento ímpar para a instituição. Lembrou do início dos trabalhos da comissão constituída pelo Consepe, parabenizando os envolvidos Marilane Alves Costa, Elson Santana, Saulo Pieretti, Silvia Diamantino de Lima, Livio dos Santos Vogel, Antonio Weizenmann, Marcos Luis Peixoto e a estudante Aline Gonçalves pelo trabalho realizado.

A pró-reitora de Ensino salienta que os debates, como o que se iniciou ontem à noite, fazem parte do processo de formação dos servidores do IFMT, ocasiões em que podem ouvir e dialogar com pesquisadores de diversas áreas, neste momento em especial, com outras instituições envolvidas nas atividades de inserção da extensão no currículo.

Mais discussões - O ciclo de debates terá mais duas mesas redondas. A segunda mesa acontecerá na próxima terça feira, (15) com o tema: ”O processo de regulamentação da Curricularização da Extensão no IFMT”, com os convidados profº Marilane Alves Costa - professora do Cread/IFMT e profº Lívio Wogel - diretor geral do IFMT - Campus São Vicente.

A terceira noite do Ciclo de Debates, que acontecerá em 22/06, também às 19 h, será sobre o tema “Curricularização da Extensão no IFMT: compartilhando experiências”, quando estarão participando a profª Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro representando o curso de  Licenciatura em Química - Campus Cáceres,  a profª Márcia Dayana Fernandes representando o curso de Bacharelado em Secretariado Executivo - Campus Cuiabá, Octayde Jorge da Silva e o professor Gilmar Borges de Paiva - coordenador do Curso de Tecnologia em Agroindústria do Campus Campo Novo do Parecis.