Aluno e professor do IFMT participam da cerimônia de passagem do revezamento da Tocha Olímpica

Publicado por: Reitoria / 22 de Junho de 2016 às 15:03

O aluno do curso técnico integrado de Meio Ambiente do IFMT - Campus Bela Vista, Matheus Angelo da Silva Pinheiro Ventura, 18 anos, e o professor de Artes do IFMT - Campus Bela Vista, Sandro Lucose, participam nessa quinta-feira, dia 23 de junho, da cerimônia de passagem do revezamento da Tocha Olímpica em Cuiabá (MT).

O aluno do IFMT foi selecionado a partir de um concurso de redação realizado pelo Ministério da Educação (MEC) que selecionou estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que estudam em unidades que tiveram notas de destaque no Enem para serem os anfitriões da chama olímpica em suas cidades. Matheus Ventura terá o honroso papel de recepcionar a Chama Olímpica e passar para o primeiro condutor a Tocha em Cuiabá.

O estudante Matheus Ventura lembra que a professora de Português, Silbene Oliveira Rapozeiras incentivou a turma para produzir uma redação que poderia ter duas sugestões de tema: O Espírito dos Jogos Olímpicos ou a História das Olimpíadas. “Eu estou muito feliz em ter sido escolhido e grato pela minha professora que me encorajou, além de ter me ajudado a entrar em contato com o Comitê Olímpico juntamente com a Direção Geral do Campus”, conta emocionado Matheus.

Já o professor Sandro Lucose, foi indicado por amigos por sua atuação como ator, professor e voluntário no Lar dos Idosos e numa casa para pacientes com câncer. “Estou lisonjeado pela indicação dos amigos, principalmente pelo símbolo que a Tocha Olímpica representa. Todavia, como cidadão fico feliz por conduzir a tocha, mas é importante que a população brasileira deve estar atenta às urgências que o País passa, como a crise política, a necessidade de mais investimentos na educação e saúde, entre outros”, disse Lucose.

A diretora do Campus Bela Vista, Suzana Aparecida da Silva, explicou que a participação do aluno se deve à um convite do MEC por meio de um concurso de redação para a cerimônia de passagem da Tocha Olímpica. A seleção do Campus Bela Vista, segundo a diretora se deve ao desempenho do Campus no Enem.

“Para o Campus é extremamente relevante a nossa participação, pois mostra o reconhecimento de um trabalho de longo prazo e que estamos no caminho certo. Os nossos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são de 2007. O IFMT-Bela Vista é um campus novo e já conquistamos o primeiro lugar do Enem nas escolas públicas nos anos de 2013 e 2014. Essa indicação do MEC para participarmos do concurso de redação mostra que estamos preparando bem os nossos alunos”, conta Suzana Aparecida da Silva.

O Reitor substituto em exercício, professor Willian de Paula, destacou que a participação de um aluno do IFMT-Campus Bela Vista é uma forma de reconhecer as atividades desenvolvidas em sala de aula e a potencialidade que o Instituto Federal tem nos processos de formação dos seus alunos, o que resultou no primeiro lugar do Enem nas escolas públicas. “O aluno Matheus Ventura ao recepcionar a Tocha Olímpica representará a Instituição e os demais estudantes de todos os campi”, finaliza Willian de Paula.

Ascom/Reitoria/IFMT