Câmara realiza concurso em comemoração aos 10 anos de Lei Maria da Penha

Publicado por: Reitoria / 5 de Dezembro de 2016 às 17:23

O concurso premiará as melhores fotografias que representem os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias.

Em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o Banco Mundial e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal lançaram um concurso fotográfico que visa retratar os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias. As inscrições começaram a partir da primeira semana do mês de agosto.

É o 5º ano que a Casa propõe concursos culturais. Esta edição premiará as melhores fotografias que representem o “empoderamento da mulher e a superação da violência.

Duas categorias concorrerão aos prêmios: uma destinada a fotógrafos com idade superior a 18 anos e, a segunda, destinada a jovens fotógrafos que tenham idade entre 14 e 17 anos. Três fotos avulsas poderão ser inscritas no concurso e devem retratar o tema.

Para a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), o concurso permite que professores trabalhem o tema em sala de aula e fotógrafos profissionais e amadores possam mostrar seu talento para um bem maior. “Nossa ideia é que o concurso seja uma oportunidade para os jovens de discutirem um tema tão importante e mostrarem seu talento, além do projeto ingressar em escolas e nas redações dos jornais”, afirmou a parlamentar.

Os ganhadores do concurso cultural terão suas fotos publicadas em livros organizados pela Câmara, que serão distribuídos em vários países – também em versões em inglês, em museus e mostras itinerantes que rodarão o Brasil. E, além disso, irão a Brasília para receberem o troféu. Todas as fotos vencedoras serão distribuídas em três mil escolas e expostas na Câmara dos Deputados em comemoração ao dia Internacional da Mulher em 2017.

As fotos serão julgadas em duas etapas.  A primeira é uma pré-seleção realizada por uma comissão de membros indicados por órgãos do governo federal, do parlamento e da sociedade civil. Nessa etapa, 40 fotos serão selecionadas. Em seguida, uma votação popular na internet selecionará as 20 melhores na opinião dos internautas.

As inscrições ocorrem até 10 de dezembro pelo site www.concursoleimariadapenha.com.br

Violência

​A população feminina brasileira já ultrapassa a marca de 103 milhões. No mínimo uma em cada cinco mulheres considera ter sofrido alguma vez na vida, algum tipo de assedio e/ou violência. Dessas, 38,7% das mulheres em situação de violência sofrem agressões todos os dias. Para 33,86% a agressão é semanal.

Fonte: https://www.concursoleimariadapenha.com.br/