Carta de Cáceres: Unemat, UFMT, IFMT e UFR definem ações conjuntas para Ensino Superior no estado

Publicado por: Campus Cáceres / 7 de Outubro de 2019 às 09:10

Por Danielle Tavares (Unemat)

A Carta de Cáceres, documento construído coletivamente durante o 4º Fórum das Instituições Públicas de Educação Superior de Mato Grosso (IPES), realizado na última sexta-feira (04/10), na cidade que deu nome ao documento, traz as principais ações a serem desenvolvidas conjuntamente pelas IPES no período 2019-2020.

O encontro reuniu a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a nova instituição pública, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

As metas propostas pelas IPES incluem: criação de um banco de dados público com ações de ensino, p­esquisa, extensão e assistência estudantil das IPES; agenda para atuação nos temas sustentabilidade na agricultura, políticas sociais nas áreas de segurança, educação, meio ambiente, saúde e gestão; mobilidade acadêmica; criação de uma campanha para proteção à saúde mental da comunidade acadêmica; e de um programa de mestrado profissional para formação dos profissionais técnicos das IPES.

Este Fórum tem como principal objetivo ampliar o diálogo com o poder público em geral e sociedade civil organizada, buscando fortalecer a atuação conjunta na construção de agendas e projetos estratégicos que qualifiquem ainda mais as ações das quatro instituições, além de ampliar o apoio às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.

IPES EM NÚMEROS- As instituições públicas de Educação Superior atuam estrategicamente nos 141 municípios de Mato Grosso. São 70.732 estudantes atendidos diretamente, em 623 cursos de graduação e ensino técnico, 97 cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, nas variadas áreas do conhecimento e modalidades, distribuídos em 37 campi, 27 polos de educação a distância e 23 núcleos pedagógicos.

As IPES somam 4.433 professores e 3.303 profissionais técnico-administrativos. Mais de 82% do corpo docente é composto por doutores e mestres, o que possibilita o desenvolvimento de mais de 2.102 projetos de pesquisa e inovação e 2.377 ações de extensão.

As IES públicas de Mato Grosso são responsáveis pela formação de pessoas nas mais variadas áreas de conhecimento, pelo desenvolvimento social, cultural e econômico regional sustentável, garantindo uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Fotos: Moisés Bandeira

Leia a Carta de Cáceres na íntegra