início do conteúdo

CINEGEO encerrou as atividades de 2015, após a exibição e debate de 17 filmes

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 18 de Dezembro de 2015 às 14:14

A última aula do curso de extensão "CINEGEO: aprendendo Geografia a partir da sétima arte" ocorreu nesta última quinta-feira (17 de dezembro), fechando um ciclo de 17 exibições. Os participantes, em sua maioria estudantes do Instituto e professores da rede pública, puderam entrar em contato com filmes dos mais diversos países de produção, sendo que muitos destes eram até então desconhecidos pela maioria. Durante os encontros, foram realizadas explicações a respeito da temática abordada em cada película e também foram realizados, após cada exibição, debates nos quais os participantes expuseram suas opiniões. 

O curso foi elaborado e realizado pelos professores de Geografia, Lívia Maschio Fioravanti e Willian Magalhães de Alcântara, tendo também importante participação do bolsista Dhougllas Carvalho. 

 "Foi um momento importante de encontro. Além de ser uma atividade da qual os estudantes gostaram muito de participar, trouxe temas que muitos deles não tinham parado para refletir até ​então", contou a professora Lívia.

 Os professores elaboraram textos que foram entregues a cada sessão, servindo como material de apoio para os estudantes e também para indicação de bibliografia para professores que desejassem se aprofundar no tema escolhido para cada semana. 

 ​A escolha dos filmes baseou-se, segundo os professores, em critérios como relevância do tema para a geografia, complexidade do enredo, duração do filme e censura. ​Foram exibidos os seguintes filmes no decorrer do curso, com discussão dos respectivos temas: 

 O quarto poder - poder e controle da mídia

Zona do crime - condomínios fechados e a sensação de insegurança 

​Tempos Modernos -  Condições de trabalho e de vida dos operários no Fordismo.

Dr. Fantástico - Corrida armamentista e a possibilidade de uma guerra nuclear

  Diários de Motocicleta- Condições de vida das populações pobres da América Latina nos anos 1950. 

 Machuca -  Ditadura no Chile dos anos 1970.

 Rambo 3 -  No contexto da Guerra Fria, filme mostra um pouco da presença russa no Afeganistão.

 O último rei da Escócia -  Ditadura em Uganda nos anos 1970.

 Hotel Ruanda - Conflitos étnicos em Ruanda nos anos 1990.

 A Onda- Fascismo

 Nação Fast Food - Crítica às práticas adotadas pelas grandes multinacionais vendedoras de hambúrgueres.

 Coisas belas e sujas - Condições de vida de imigrantes ilegais vivendo em Londres, capital da Inglaterra.

 O jardineiro fiel- conspiração internacional envolvendo governos e multinacionais do setor farmacêutico e testes ilegais de medicamentos em africanos.

 O senhor das armas -  tráfico internacional de armas.

 Paradise Now - Conflito árabe-israelense.

 Obrigado por fumar - indústria do cigarro

 Para o professor Willian, “foi uma experiência desafiadora, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Ficamos gratos com o reconhecimento dado ao nosso trabalho pelas pessoas que acompanharam o curso.”  Os professores pretendem continuar com a atividade no próximo ano letivo, com a realização de encontros mensais. ​Estão todos, desde já, convidados!

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT