CONIF buscou parcerias para qualificação de servidores em Portugal e Espanha

Publicado por: Reitoria / 7 de Novembro de 2016 às 08:23

A convite do Instituto Politécnico do Porto (IPP), de 9 a 16 de outubro, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou de visitas técnicas a Portugal e à Espanha. Além de estreitar os laços com instituições parceiras da Rede em programas de mestrado, a delegação brasileira teve como objetivo a consolidação de parceria específica para a oferta de doutorado.

No decorrer das atividades, foram apresentados programas de mestrado e doutorado especialmente orientados para a formação dos servidores da Rede Federal e projetos de pesquisa e inovação em andamento, com a participação de docentes, pesquisadores e alunos. A agenda incluiu visitas às universidades de Salamanca, Santiago de Compostela e de Vigo, na Espanha, com as quais o IPP atualmente desenvolve programas de doutorado.

Também estiveram na programação entidades dedicadas à inovação e a projetos que envolvem alunos de institutos federais; bem como instituições especializadas em engenharia, engenharia elétrica, eficiência energética, saúde, química, biotecnologia, tecnologias assistivas, contabilidade, administração e educação. Uma reunião com diretores de programas de mestrado com potencial para formação de docentes e técnico-administrativos da Rede encerrou as atividades em Portugal no dia 15/10.

Representaram o Conif nesta agenda o presidente, Marcelo Bender Machado; o vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva, e o secretário executivo, Alexandre Bahia. Também participam os reitores Vicente Pereira de Almeida (IF Goiano), José Bispo Barbosa (IFMT) e Roberto Gil Almeida (IFTM); o responsável pela Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Luciano Toledo; o coordenador do Fórum de Administração e Planejamento (Forplan), Claudecir Gonçales; o pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Goiás (IFG), Ubaldo Eleutério da Silva; o pró-reitor de Extensão do IFG, Sandro Di Lima, e dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Mestrado – No dia 10/10, no Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, a comitiva participou da aula de abertura de mestrados em Assessoria de Administração e em Contabilidade e Finanças para os servidores do IFG e do IFMT. Ao total, 58 servidores participam dos cursos e permaneceram em Porto por duas semanas. O próximo período de aulas está previsto para ocorrer no Brasil.

Assessoria de Comunicação/Conif