Dia da Logística – Dia D: combate ao Aedes Aegypti e preservação do meio ambiente

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 10 de Junho de 2019 às 14:05

Foi realizada pela primeira vez no último dia 06, a comemoração do "Dia da Logística" no IFMT Campus Primavera do Leste. O evento contou com palestras e ações externas de cunho ambiental, cultural e de saúde, realizadas junto às comunidades dos bairros localizados nas proximidades do IFMT, pelos alunos do curso Técnico em Logística.

Os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo Prof. Diogo Barbosa Leite, sobre o “Dia D” que deu origem às comemorações do Dia da Logística.

Imagem 1: Palestra Prof. Diogo

Aproveitando as comemorações dessa data, foi realizado um dia de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que tem relação direta com a logística reversa e demais áreas relacionadas ao descarte correto de resíduos. Os alunos assistiram uma palestra com  a Agente de Endemias Maria, que falou sobre o mosquito e as doenças que ele pode transmitir, além de orientar um grupo de estudantes que posteriormente iria realizar uma ação nas residências do Bairro Setor Universitário.

Imagem 2: Palestra Agente de Endemias

Em alusão ao “Dia D”, os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram ações sociais nas proximidades do IFMT. Os alunos do grupo 1, coordenados pelo Prof. André Holpert e com auxílio do Prof. Marcos Pedro prepararam e apresentaram uma peça teatral aos alunos da Creche Municipal Jeferson Galbiatti Mira, e de forma lúdica sensibilizaram as crianças sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti.

Imagem 3: Apresentação na Creche do bairro

Os alunos do segundo grupo, foram divididos em subgrupos e sob orientação dos Professores Eder Lima, Thiago Moraes, Alexandre Cesário, Lilian Marques e Everaldo Pereira, realizaram a coleta de lixo na nascente do Córrego Velha Joana, nos arredores e dentro do Campus. Ao todo foram retirados do meio ambiente aproximadamente 50 sacos de lixo. Vale destacar que o grupo que realizou a ação no córrego teve o acompanhamento de agentes ambientais do município.

Imagem 4: Coleta de lixo na nascente do Córrego

O terceiro grupo de alunos, sob orientação dos Professores Diogo Leite, Neander Cabral e Renata Sobral, passou nas residências do bairro com a intenção de dialogar com os moradores sobre a importância de cada um fazer a sua parte, descartar corretamente os resíduos e não deixar nenhum objeto que possa acumular água. Além da conversa os alunos distribuíram um panfleto com orientações importantes relacionadas ao tema.

Imagem 5: Grupo de alunos que visitou as residências do bairro

Estas ações tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste – MT, que forneceu luvas e sacos de lixo, além de designar profissionais para orientar e acompanhar os alunos.

As atividades foram encerradas por volta das 17h30min com uma confraternização entre os participantes das ações do Dia da Logística.

Em nome do Colegiado de Curso e da Equipe Gestora do IFMT Campus Primavera do Leste, agradecemos a colaboração de todos os envolvidos nessas ações.

Por Eder Joacir de Lima (Coordenador do Curso Técnico em Logística  IFMT/PDL).

Veja mais fotos em nossa Galeria e curta a Página do Facebook.