Estudantes do IFMT campus Primavera do Leste se preparam para participação em evento científico nacional em Natal – RN

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 4 de Outubro de 2016 às 16:23

Cinco estudantes do campus Primavera do Leste do IFMT tiveram trabalhos científicos aprovados para apresentação no III CONEDU – Congresso Nacional de Educação que se inicia na próxima quarta-feira, na cidade de Natal - RN.

A ser realizado nos dias 05, 06 e 07 de outubro, o evento traz como temática: Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. O evento é realizado pelas universidades: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Estadual do Ceará entre outras instituições, e contará com a presença de pesquisadores de todo o Brasil.

O trabalho dos estudantes Wanderson Silva e Matheus Cavalcante, intitulado “Crenças sobre o ensino de inglês na escola pública: uma análise dos estudantes ingressantes no IFMT em 2015”, faz uma análise, a partir das teorias de crenças sobre aprendizagem de idiomas, do que pensam os estudantes do ensino médio da instituição. Os resultados do trabalho servem como base para o delineamento dos trabalhos de ensino de inglês dentro do campus.

A estudante Amanda Araújo teve o trabalho “Construção de saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica” aprovado no evento. O artigo da estudante disserta sobre a trajetória de professores que ingressam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e traz um panorama da constituição de saberes docentes ao longo de trajetórias de ensino-aprendizagem.

Os estudantes Eduardo Silva e Rafael Smaniotto   tiveram o trabalho “Ensino aplicado de inglês no IFMT campus Primavera do Leste: proposta a partir da linguística de corpus” também aprovado. Fruto de um projeto de inovação tecnológica, os resultados da pesquisa contribuem para a reflexão e mudança curricular das disciplinas de Inglês Instrumental e Aplicado da instituição.

Os estudantes passam a semana em Natal – RN para apresentarem os trabalhos num dos maiores eventos de Educação do país. Os trabalhos foram orientados pelo professor Weslley Alves Siqueira.

O IFMT/PDL já esteve presente com apresentação de trabalhos científicos de estudantes no II Coloquio en Demografía, Población y Estudios Urbanos (2016, Cidade do México – México), IV WorkIF (2016, Cuiabá-MT), VIII Conferência Latino-americana de Software Livre (2016, Foz do Iguaçu-PR) 68ª. Reunião Anual da SBPC (2016, Porto Seguro-BA); Un día com Cervantes (2016, Cuiabá-MT); IV EREGEO Encontro Regional de Geografia (2016, Cidade de Goiás-GO); XIII Festival de Arte Goiás (2015, Cidade de Goiás-GO); III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (2015, Recife-PE); III WorkIF – Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (2014, Cuiabá-MT).