Grupo de pesquisadores do IFMT produz Atlas Socioespacial de Primavera do Leste

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 9 de Agosto de 2017 às 08:19

Pesquisadores do IFMT concluíram o primeiro atlas com mapas detalhados, informações e análises inéditas sobre o município de Primavera do Leste. Coordenado pelos professores de geografia Lívia Maschio Fioravanti e Willian Magalhães de Alcântara, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Primavera do Leste, o livro de 72 páginas foi lançado em sua versão digital com o propósito de auxiliar os órgãos públicos na formulação e implantação de políticas públicas em áreas como educação, saúde e moradia.

Os mapas e as análises do "Atlas Socioespacial de Primavera do Leste 2017: Contribuições Para Políticas Públicas" expõem a distribuição espacial, as variações de renda, de escolaridade e de condições de moradia e escolaridade dos moradores, evidenciam as diferenças de acesso a serviços de saúde e a infraestrutura urbana entre os bairros centrais e os periféricos e indicam as consequências das políticas de ocupação territorial, como a formação de áreas que concentram a população em estado de maior vulnerabilidade social.

Atlas Socioespacial de Primavera do Leste

O Atlas reuniu informações sobre a população e infraestrutura do município (renda, escolaridade, acesso a água encanada, etc.) fornecidas pelo CENSO 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), complementadas por várias secretarias municipais (como de Assistência Social, de Educação e de Saúde), levantamentos de campo e por entrevistas com moradores. O trabalho é o resultado da pesquisa “O Uso do Sistema de Informações Geográficas para mapeamento e proposições socioespaciais”, coordenadora pela professora Lívia Fioravanti, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizada de janeiro de 2015 a janeiro de 2017 por professores e estudantes do IFMT de Primavera do Leste.

Acesse aqui a sua versão digital.

Atlas Socioespacial de Primavera do Leste 2017: Contribuições Para Políticas Públicas, 72 páginas, 2017.
Coordenadores: Lívia Maschio Fioravanti e Willian Magalhães de Alcântara
Pesquisadores colaboradores: Profs. Everaldo Pereira dos Anjos e João Pedro Marques Ribeiro
Estudantes bolsistas/CNPq: Ensino Médio Técnico Integrado: Agatha Gabrielly Bartolomeu Xavier, Beatriz Carse Alcover, Milena Santos De Oliveira, Renan Vitor Paschoal Brocker e Samuel Henrique Bezerra Leandro. Graduação: Evandro Henrique Honorato da Silva, João Pedro da Silva Porto, Talya Cristina Vasconcelos e Thayná Larissa Fragasso.