início do conteúdo

I Jornada Científica do IFMT campus Primavera do Leste

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 27 de Outubro de 2016 às 08:09

Esta semana, no campus Primavera do Leste, foi recheada de aprendizagens e muito conhecimento com a I Jornada Científica. A cerimônia de abertura ocorreu no dia 24 de outubro com belíssimas apresentações do Núcleo de Cultura e Coral do campus. Após, iniciamos a composição da mesa com autoridades locais e da Reitoria. 

Formação da Mesa de Autoridades

Professor Willian de Alcântara, Presidente da Comissão Organizadora da Jornada, disse que era uma enorme satisfação ver o evento acontecendo, que todos aproveitassem bem e agradeceu a presença. A Secretária de Educação, Adriana Tomasoni, que estava também representando a Prefeitura, parabenizou o campus pela promoção do evento e ressaltou a sua importância aos alunos. O Diretor Geral Dimorvan Brescancim, citou a significativa parceria que temos com a Prefeitura, pois nunca foi negado qualquer tipo de apoio, como por exemplo o transporte escolar aos alunos e a importante doação realizada para a instalação do campus. Willian de Paula Diretor Executivo, saudou a todos, disse da enorme satisfação por estar presente e elogiou a Apresentação Cultural, que envolveu a todos. Lembrou também que isso é atribuído principalmente pela missão do IFMT: "Educar para vida e para o trabalho", e está sendo bem aplicado pelo campus. Por fim, o nosso Excelentíssimo Reitor José Bispo, parabenizou a incansável insistência da Direção para melhorias ao campus, dizendo que temos uma ótima infraestrutura, e que apesar das dificuldades que o país enfrenta esta ainda é a melhor rede pública e de qualidade do país. Estiveram presentes na mesa de autoridades o Chefe de Departamento de Ensino Alcindo Dal Piva e o Diretor da CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica.

Feira da Hispanidade

Neste mesmo dia, no turno da tarde houve a "Feira da Hispanidade", pois no dia 12 de outubro foi comemorado o Dia da Hispanidade. Dia 12 de outubro se comemora a chegada de Cristóvão Colombo na América. No Brasil, dia da padroeira Nossa Senhora Aparecida; Nos Estados Unidos é o “Columbus Day” ou “Día de Colón”. Na Espanha é o “Día de la Hispanidad” y nos países hispano falantes é o “Día de la Raza”. Várias são as denominações dadas em alguns países. Na Argentina é o “Día del Respeto a la Diversidad Cultural” y no Chile o “Día del Encuentro de Dos Mundos”. Conhecer as diversidades culturais e linguísticas dos países hispanos falantes, através de pesquisa sobre vários aspectos que constituem e formam cada país é aproximar nossos estudantes de valores universais, além de oferecer-lhes oportunidade de buscar o conhecimento de maneira lúdica e coletiva. Os alunos envolvidos dos 1º.s e 2º.s anos (todos), apresentaram os 17 países: ARGENTINA, BOLÍVIA, CHILE, COLÔMBIA, COSTA RICA, CUBA, EQUADOR, EL SALVADOR, ESPANHA, GUATEMALA, HONDURAS, MÉXICO, PANAMÁ, PERU, PORTO RICO, URUGUAI e VENEZUELA, cujos temas sejam voltados para: Literatura, Artesanato, Gastronomia, Economia, Turismo, Esporte, Fotografia, Geografia, História, Dança, Música, Teatro, Artes Plásticas e Folclores do Chile, para a apresentação do trabalho.

Palestrante Sônia Regina Guimarães

Ocorreram também as apresentações de Palestras, com a professora Sônia Regina Guimarães (DSRI), com o tema "Relações Internacionais e o Programa Idioma sem Fronteiras". Também a palestra "La importancia del aprendizaje del Español, los exámenes DELE y USAL (Universidad de Salamanca)", com o palestrante Jorge Caballero Fiel (Director DELE USAL Cuiabá). Além de demais palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais da Feria de la Hispanidad.

Palestrante Jorge Caballero Fiel

Na terça-feira dia 25 de outubro, no turno da manhã, houve as apresentação de trabalhos/artigos de professores e alunos do campus. No turno da tarde com palestras, oficinas, minicursos e no turno da noite: Apresentações Culturais com Xilofone, Flauta, Teatro e expressão corporal, mesa redonda com o tema "Violência doméstica contra mulheres em Primavera do Leste" e demais palestras, oficinas, minicursos.

Apresentações de Trabalhos/Artigos

E na quarta-feira dia 26 de outubro, o dia também aconteceu com outras palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais com o Coral e Grupo de cordas.

Minicurso

Oficina

Hoje finalizaremos este grandioso evento com a Apresentação Artística Musical acústico Rock Estrela (Grupo do IFMT de Barra do Garças), Atividade Ecológica, plantando 200 mudas para arborização do campus e demais palestras, oficinas, minicursos.

Minicurso

A Jornada em sua primeira edição, teve por objetivo abrir um novo espaço para discussão de temas e apresentação de trabalhos nas áreas de Linguagem, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências Naturais, Exatas e suas tecnologias e Engenharia e Tecnologia em Primavera do Leste, importante polo do agronegócio para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil, atraindo estudantes, professores e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento econômico e cultural de toda a região.

Fica para o campus o sentimento de gratidão à toda a equipe organizadora, aos servidores do campus, aos palestrantes e profissionais que abrilhantaram este evento, entre eles: a Empresa Iguaçu Máquinas (John Deere), Sônia Regina Guimarães (Diretora Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT), Jorge Caballero Fiel (Director DELE USAL Cuiabá), Professor Ademir José Conte (Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFMT), Andréia Aparecida de Oliveira Cambraia (Pedagoga da PROEN/IFMT), Levi Pires de Andrade (Pró-Reitor de Extensão do IFMT), à equipe da CEFAPRO, Marcelo Mendes Vieira, Mauro Berres, Michel Ferracini, Dilson Thomaz, Vilson Valdemar Ruver, Dra. Nayara Roman Mariano Scolfaro (Promotora de Justiça de Primavera do Leste), Dra. Myriam Carla Cardozo (membro da comissão do direito da mulher na OAB Primavera do Leste), Eusenir Ribeiro (presidente do conselho da mulher de Primavera do Leste), Jocelino Soares Godoi, Alvaro Viebrantz e ao grupo Musical acústico Rock Estrela do campus Barra do Garças.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT