IFMT: Inscrições abertas até o dia 03 de outubro para o Vestibular 2020/1

Publicado por: Reitoria / 25 de Setembro de 2019 às 10:03

O Instituto Federal de Mato Grosso informa que as inscrições para o Vestibular 2020/1 estão abertas até do dia 03 de outubro, exclusivamente pelo site - https://selecao.ifmt.edu.br/. São ofertadas 1.218 vagas em 18 campi e dois centros de referência: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres – Professor Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Jaciara, Campo Verde, Sorriso, Várzea Grande, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.

Para participar deste processo seletivo é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. O candidato deve preencher questionário eletrônico, imprimir boleto bancário e pagar uma taxa de R$ 80,00.

O Instituto Federal ressalta que o simples preenchimento do formulário de inscrição não assegura a efetivação da inscrição do candidato, nem garante sua participação no Vestibular. É necessário que seja efetuado o pagamento da taxa de inscrição até a data de vencimento do boleto bancário que está agendado para o dia 17 de outubro de 2019.

O IFMT oferece o benefício de isenção da taxa de inscrição. Os interessados devem se atentar as regras do edital, preencher o formulário de inscrição e encaminhar a documentação até o dia 03 de outubro de 2019, para: proen.dpi@ifmt.edu.br ou protocolizar no campus que está concorrendo à vaga. No dia 14 de outubro, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas (cotas) para pessoas com deficiência (PcD) e para o sistema de ações afirmativas/cotas sociais. Para participar no sistema de cotas, o candidato deve se atentar às regras do edital.

A prova do Vestibular poderá ser realizada em uma das 20 cidades abaixo listadas, dentre as quais o candidato poderá optar por uma no ato da inscrição:

1.    Alta Floresta
2.    Araputanga
3.    Barra do Garças
4.    Cáceres
5.    Campo Verde
6.    Campo Novo do Parecis
7.    Confresa
8.    Cuiabá
9.    Diamantino
10.  Guarantã do Norte
11.  Jaciara
12.  Juína
13.  Lucas do Rio Verde
14.  Pontes e Lacerda
15.  Primavera do Leste
16.  Rio Branco
17.  Rondonópolis
18.  Sorriso
19.  Tangará da Serra
20.  Várzea Grande

No dia 05 de novembro, será disponibilizado a confirmação de inscrição contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br

A prova do Vestibular 2020/1 será no dia 24 de novembro, das 14 às 18h30, com o seguinte conteúdo: uma prova de redação e uma prova objetiva com 50 questões (Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol). A duração da prova será de 4 horas e 30 minutos.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 25 de novembro de 2019, no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br No dia 08 de janeiro de 2020, serão divulgadas dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes do Vestibular 2020/1, nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno. As matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas de 13 a 16 de janeiro de 2020.