início do conteúdo

IFMT participa nessa sexta-feira (19/02) do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika – Dia D

Publicado por: Reitoria / 19 de Fevereiro de 2016 às 12:56

O Instituto Federal de Mato Grosso participa nessa sexta-feira, dia 19 de fevereiro, do Dia Nacional de Mobilização da Educação no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa integra os esforços do governo federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. Os dias 19, 26, e 04 de março foram definidos como datas nacionais para intervenção direta no território nacional com ações de combate aos focos do mosquito.

Nessa quinta-feira, dia 18 de fevereiro, às 16 horas, o Pró-Reitor de Extensão e coordenador da Campanha no IFMT, professor Levi Pires de Andrade juntamente com a diretora do campus Bela Vista, Suzana Aparecida e o Diretor em exercício do Campus Cuiabá, Adriano Breuning, se reuniram com o secretário municipal de serviços urbanos, José Roberto  Stopa, para parceria de trabalho em conjunto, no qual a comunidade acadêmica realizará a atividade de sensibilização e a prefeitura de Cuiabá fará a coleta de resíduos que possam acentuar a proliferação do mosquito.  

O professor Levi Pires Andrade destacou que o IFMT por sua capilaridade em todo o estado de Mato Grosso está em 18 municípios e 13 deles estarão nesse Dia D com trabalhos de sensibilização de sua comunidade acadêmica e público externo. “A educação é uma ação de combate constante, pois sedimenta como um trabalho na sociedade”, finalizou.

Veja abaixo, o que estará ocorrendo em 13 campi do IFMT nesse Dia D (19/02):

Campus Cuiabá – Bela Vista

O Campus - Cuiabá Bela Vista realizará a 3º Gincana Sustentável BLV Verde – Combatendo o mosquito Aedes aegypti, das 13 horas às 18 horas. Mais de 200 estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Tecnologo em Gestão Ambiental participam da gincana onde ganha a equipe que conseguir buscar maior quantidade de materiais recicláveis (garrafas pet, latinhas, entre outros).A gincana ocorrerá até o dia 04 de março de 2016.

Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva

O Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva participa nessa sexta-feira, dia 19 de fevereiro, com 60 estudantes do curso técnico em edificações que farão um mutirão no Cemitério da Piedade com o objetivo de recolher materiais que possibilitem a proliferação do mosquito.

Campus Várzea Grande

Nesta sexta-feira, dia 19/02, o Campus Várzea Grande participa do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika - Dia "D", com a realização de três palestras para treinamento de pais e estudantes. Os encontros acontecerão nos três períodos, às 10h, às 15h e às 19h30. O público previsto é em torno de 300 estudantes e pais de alunos.

Campus Pontes e Lacerda

O Campus Pontes e Lacerda juntamente com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada realizam nessa sexta-feira, dia 19/02, às 19h30, uma Audiência Pública, na Câmara Municipal para debater ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade.

Campus Primavera do Leste

O Campus Primavera do Leste realizou na segunda-feira (15/02) um treinamento com os 450 estudantes e servidores sobre os problemas que acarretam as doenças que o Aedes aegypti pode transmitir e como combater os focos do mosquito.

Após o treinamento com os estudantes, o Campus irá realizar duas atividades. Os estudantes dos cursos técnicos integrados acompanhados dos professores realizarão palestras de esclarecimento nas 12 escolas municipais da cidade. E os estudantes dos Cursos Superiores e Técnico Subsequentes, participarão de uma varredura para eliminação dos focos do mosquito nas instalações do campus e acompanharão os agentes de endemias e vigilância sanitária nos bairros ao entorno do IFMT – Primavera do Leste.

Campus Lucas do Rio Verde

O Campus Lucas do Rio Verde irá realizar em sala de aula atividades de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, foi lançado um edital interno para apresentação de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, uma das linhas é o combate ao mosquito Aedes aegypti e o campus irá realizar panfletagem na cidade.  

Campus Tangará da Serra

O IFMT Tangará da Serra lançará na sexta-feira (19/02), às 8 horas, o “Combatendo o Zika”, um aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets) que tem por objetivo orientar a população sobre o mosquito Aedes aegypti e também os cuidados que se deve ter com o Zika vírus. O aplicativo vem de encontro com a campanha Zika Zero do governo federal e compõe as iniciativas do IFMT para combate a esse vírus. O aplicativo está sendo desenvolvido por 2 alunos do segundo ano do curso de MSI (Manutenção e Suporte em Informática)  -  Walmer Carvalho e Anelise Lando, e 1 aluna de primeiro ano deste mesmo curso - Andreina de Oliveira.

O projeto é coordenado pelo professor de informática Pedro Clarindo da Silva Neto e possui como integrantes o técnico de laboratório do IFMT e biólogo, José Vitor Boter Casoli, a enfermeira Juliana Herrero da Secretaria de Saúde de Tangará da Serra e os discentes acima citados. Esse aplicativo integra o projeto de pesquisa do professor que visa o desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis. O aplicativo, inicialmente, ficará disponível somente para plataforma Android e será distribuído gratuitamente. Site: combateaozika.tga.ifmt.edu.br

Campus Barra do Garças

O Campus Barra do Garças na sexta feira (19/02) das 15 às 17 horas estará em parceria com a Prefeitura Municipal e o Banco da Amazônia, desenvolvendo uma ação de conscientização e orientação na rua Mato Grosso, em frente ao Banco da Amazônia e no comércio ao redor no centro da cidade com participação de servidores voluntários e duas turmas dos cursos técnicos de Controle Ambiental e de Alimentos que contabilizam 32 alunos ao todo. A ação consistirá em distribuir panfletos informativos sobre os sintomas da dengue, Zika e Chicungunya e as formas de evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Campus Sorriso

O Campus Sorriso realizará palestra com a comunidade acadêmica para conscientização das doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A palestra ocorrerá no auditório do campus das 08h30 às 09h30, com um público esperado de 450 estudantes dos cursos técnicos integrados e superior.

Campus Sinop

O Campus Sinop realizará nessa sexta-feira, dia 19/02, uma atividade de conscientização da comunidade acadêmica. Os professores em sala de aula irão discutir o combate aos focos do mosquito e as doenças que são transmitidas: dengue, da febre chikungunya e do vírus zika.

Campus Confresa

O Campus Confresa realizará nessa sexta-feira, dia 19/02, atividades em sala de aula que envolverá os alunos e professores, como roda de conversa e esclarecimentos sobre as doenças transmitidas e o combate.

Campus Alta Floresta

O Campus Alta Floresta realizará nessa sexta-feira, dia 19/02, atividades em sala de aula para 550 alunos com palestra dos servidores da equipe de saúde do município e os professores, que irão trabalhar na conscientização da comunidade acadêmica. Os professores em sala de aula irão tratar sobre o combate aos focos do mosquito e as doenças que são transmitidas: dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. No município de Paranaíta, será realizado um mutirão de conscientização com 70 alunos da unidade em parceria com a secretaria de saúde e educação. A equipe irá percorrer as ruas da cidade com atividades de conscientização e entrega de panfletos.  

Campus Rondonópolis

O IFMT - Campus Rondonópolis irá realizar uma palestra com todos os alunos e servidores no dia 19/02, às 8h40. Depois da palestra, os professores usarão uma aula para que os alunos façam um debate sobre o tema em sala. Nas redes sociais também serão realizadas algumas ações com os estudantes.

 

Juliana Michaela - Ascom/Reitoria/IFMT

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT