início do conteúdo

IFMT-PDL Divulga Chamada Para Publicação de Artigos

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 11 de Setembro de 2017 às 16:54

Chamada para publicação de artigos - MEDIUS - revista acadêmica do IFMT-PDL - (Edição 2017, volume 1, número 1)

 MEDIUS: Etimologia do latim: medius,ii – susbstantivo. – ‘meio, centro, intermediário’; medius,a,um – adjetivo. – ‘que está no meio, central, moderado’, conexo com o gregomésos,e,on – ‘situado no meio’.

MEDIUS – revista acadêmica do IFMT-PDL nasce com o objetivo de ser exatamente um meio, uma publicação (num primeiro momento) anual, editada pelo campus Primavera do Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT-PDL. A revista se propõe a assumir o papel de (inter)mediar a comunicação entre pesquisadores e o meio acadêmico e a sociedade, divulgando seus trabalhos. MEDIUS acolhe textos escritos em português, publicados no original.

A submissão de artigos para este primeiro número se dará por meio do envio do trabalho, no prazo e com as “normas para submissão” constantes desta chamada, para o e-mailmedius@pdl.ifmt.edu.br.

 Foco e dossiê especial

O foco de nossa política editorial é a divulgação de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento, nas principais vertentes contemporâneas das áreas contempladas pelo CNPq, de autores nacionais e internacionais. A proposta é lançar edições com dossiês temáticos (de três a cinco artigos) definidos na medida em que surjam demandas consistentes no meio acadêmico, acompanhados de sessão aberta constituída de artigos que contemplem as demais áreas do CNPq (um por área).

Para 2017, lançamos o edital para chamada do volume 1, número 1, cujo dossiê especial tem como tema “a agrotecnologia e a sociedade”.

O prazo de submissão desta edição estende-se até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2017, possibilitando sua publicação ainda neste ano, com lançamento previsto para ocorrer na primeira semana de novembro.

MEDIUS terá versão eletrônica publicada no portal https://medius.pdl.ifmt.edu.br.  Poderá haver versão impressa com tiragem reduzida, realizando permuta com bibliotecas públicas e universitárias brasileiras.

 Processo de avaliação de MEDIUS

O objetivo de MEDIUS – revista acadêmica do IFMT-PDL é divulgar artigos originais nas diversas áreas contempladas pelo CNPq. MEDIUS é uma revista aberta à colaboração de pesquisadores de instituições educacionais e de pesquisa do Brasil e do exterior, publicando textos escritos em português. Sua linha editorial busca dar espaço para o debate de temas atuais da sociedade, seja através de discussões teórico-metodológicas, seja de resultados de pesquisas fundamentados teórica e metodologicamente, sempre em formato de artigo.

O processo de avaliação de artigos é feito por pares, realizado por corpo de pareceristas previamente convidado e de reconhecida capacidade nos seus referidos campos.

As chamadas para publicação são feitas a cada edição. Eventualmente, podem ser abertas chamadas para números temáticos, em caráter especial. Ainda, algumas ediçõespodem ser feitas exclusivamente com autores convidados, com reconhecido saber nas áreas em que atuam. Nestes casos, podemos convidar professores e pesquisadores comoeditores ad hoc. A edição pode ser especial na temática na íntegra ou compor um dossiê de uma edição regular.

A revista tem versão em PDF e pode ser impressa.

MEDIUS não se responsabiliza pela redação nem pelos conceitos e opiniões emitidos pelos colaboradores/autores dos textos publicados.

 Prazo para o envio dos textos para esta edição:

16 de outubro de 2017, às 23h59min.

 Apresentação dos textos originais:

Para esta edição, o artigo deve ser submetido por meio do envio da folha de identificação e do artigo, como anexos, para o e-mail medius@pdl.ifmt.edu.br, dentro do prazo indicado acima.

Não serão aceitos artigos submetidos por qualquer outro meio e/ou fora do prazo estipulado.

 Normas para submissão

Gerais

Podem submeter trabalhos à MEDIUS graduados, pós-graduandos, pós-graduados, desde que professores e/ou pesquisadores de instituições educacionais e de pesquisa do Brasil e do exterior e/ou integrantes de movimentos sociais.

Cada trabalho pode apresentar até 3 (três) autores, sendo pelo menos 1 (um) deles pós-graduado; cada pessoa pode submeter até 1 (um) trabalho como autor por edição.

Adota-se o sistema de avaliação anônima dupla para análise dos trabalhos encaminhados.

Documentos que não estejam de acordo com os critérios e características técnicas exigidos não terão sua submissão aceita.

O prazo para resposta ao(s) autor(es) do documento submetido é de, no mínimo, 15 dias antes do lançamento da edição.

A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Para publicação, o(s) autor(es) deve(m) assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução, ao IFMT.

 Folha de identificação

Em arquivo separado, deve ser encaminhada folha de identificação do(s) autor(es), conforme segue:

Título do trabalho, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, experiência profissional e/ou acadêmica atual, área(s) de interesse em pesquisa, instituição(ões) de vinculação, e-mail, telefone;

Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao trabalho;

No rodapé constarão a titulação máxima e a filiação institucional de cada autor.

 Artigo

Os textos devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas: 
Formatação:

Papel A-4 (29,7 x 21 cm);

Margens: superior = 3cm, inferior = 2cm, esquerda = 3cm e direita = 2cm;

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior;

Caracteres Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de entrelinha 1,5 e texto com alinhamento justificado;

Título com caracteres Times New Roman, tamanho 12, centralizado em maiúsculas e em negrito.

O artigo deve possuir entre 20 mil e 25 mil caracteres com espaços;

Citações com mais de 3 linhas devem ter parágrafo próprio com fonte 10, entrelinha 1,0 (simples), com 4cm de recuo com relação à margem esquerda, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso);

Citações com menos de 3 linhas devem ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso). 

Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações devem conter legenda;

Negrito deve ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos;

Itálico deve ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira;

Aspas duplas devem ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados;

Aspas simples devem ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas;

Colocar título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).

Enviar resumo do texto em português e inglês, em que constem objetivo, método, resultado e conclusões, bem como de três a cinco palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, em ambas as línguas, para difusão internacional. O resumo deve ter até 1.000 (um mil) caracteres, com espaços.

Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT NBR6023.

Notas devem ser colocadas no rodapé. Use-as o menos possível, numerando-as sequencialmente no corpo do texto. 

 Dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço medius@pdl.ifmt.edu.br.

 Os Editores

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT