IFMT-PDL: Pesquisadores do IFMT–PDL apresentam trabalhos no XIV EREGEO

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 29 de Abril de 2016 às 08:05

Realizado entre os dias 21 a 24 de abril, na cidade de Goiás - GO, o XIV Encontro Regional de Geografia - EREGEO é um evento bienal realizado pela Associação de Geógrafos do Brasil (AGB) que reúne pesquisadores em Geografia para discutir temas pertinentes principalmente à região Centro-Oeste.

Este ano, com o tema “Geopolítica do Cerrado: natureza, economia e política”, o evento contou com palestrantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), dentre outras.

O estudante Samuel Henrique Bezerra Leandro apresentou o trabalho "Reflexões sobre a Segregação Socioespacial de Primavera do Leste - MT", enquanto que Milena Santos de Oliveira e Beatriz Carse Alcover apresentaram "A relevância do Sistema de Informações Geográficas para a Análise Espacial em Primavera do Leste – MT”. Ambos os trabalhos são resultado da pesquisa "O uso do Sistema de Informações Geográficas para mapeamento e proposições socioespaciais", coordenado pela Professora de Geografia Lívia Maschio Fioravanti.

A pesquisa é fomentada pelo CNPq e faz parte da chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica". Esta pesquisa tem como objetivo final a publicação de um Atlas Socioescpacial de Primavera do Leste.

Outro trabalho também apresentado no evento foi "CINEGEO - aprendendo Geografia a partir da sétima arte", resultado de um projeto de Extensão desenvolvido no campus no segundo semestre de 2015 (Edital PROEX 55/2015), pelos professores de Geografia Willian Magalhães de Alcântara e Lívia Maschio Fioravanti.

O evento representou uma importante oportunidade de divulgação dos trabalhos que estão sendo realizados em nossa instituição, bem como possibilitou aos nossos estudantes enriquecer seus conhecimentos.