início do conteúdo

IFMT-PDL também participou do XIII Festival de Artes de Goiás

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 12 de Novembro de 2015 às 11:11

Com a presença dos Institutos Federais de Tocantins, Maranhão, Goiás, Goiano, Pernambuco e, claro, de Mato Grosso, além de diversas universidades, ocorreu de 3 a 7 de novembro o XIII Festival de Artes de Goiás, na cidade de Goiás - GO. O evento, que é gratuito, é realizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) desde 1998. Em sua 13ª edição trouxe como tema Corpo (in)decente e contou com palestras, mesas-redondas, oficinas, espetáculos e muitas provocações. O IFMT campus Primavera do Leste esteve presente ao evento com a apresentação de quatro trabalhos científicos e com a coordenação do GT de Literatura.

Com apoio institucional do campus Primavera do Leste e da Reitoria, num grupo de 12 estudantes, o IFMT levou para discussões trabalhos que tratam da Docência e seus caminhos como obra de arte (com os estudantes Amanda Araújo, Airton Ben e Lucas Mateus), A experiência estudantil no campus pelo fio de Ariadne (com os estudantes Alysson Hellmann, Ana Acadroli e Victor Hugo Simião) e, da Experiência da arte e literatura quando tratam de temáticas transversais, como a sustentabilidade (com os estudantes Daniel Baraldi, Fernando da Silva, Lucas Pereira, Rafael Berlatto, Rirchad Freitas e Wanderson da Silva).

Em cinco dias de intenso trabalho os estudantes participaram de aulas-espetáculo, mesas-show, oficinas multi-inter-trans- disciplinares e do Grupo de Trabalho em Literatura. Aprenderam técnicas de construção e uso de malabares, de karatê, de danças e músicas como hip hop e samba reggae, produção de arte em cerâmica, construção de atos performáticos e aqueles geográficos...

Deixando sua marca no evento, o IFMT foi uma das caravanas mais lembradas e mais participantes. Deixou intervenções, fomentou o intercâmbio de estudantes e saberes e ajudou na organização do evento com a coordenação do GT de Literatura, coordenado pelo Professor Weslley Alves Siqueira. Da experiência no Grupo de Literatura fica a marca da instituição enquanto instituição pesquisadora com quatro trabalhos apresentados sob a orientação da professora Lívia Maschio Fioravanti e do professor Weslley Alves Siqueira.

Ainda no evento, esteve presente o Diretor de Extensão do IFMT, Elson Santana de Almeida, para a articulação de trabalhos conjuntos nos Ifs que compõem a Região Centro-oeste.

Provocação. Arte. Artistagem. Desenho. Escultura. Quadro. Esquadro. Enquadrado. Redondo. Preto. Branco. Rosa. Azul. Verde. Mosaico. Criação. Música. Dança. Letras. Literatura. Livro. Negritude. Diversidade. Gente famosa. Gente desconhecida. Gente estudante. Gente. Despir. Amar. Compartilhar. Respeitar. Sentir-se parte. Diferença. Liberdade de ser. Acolhimento. [...] É difícil falar de uma experiência tipicamente estética. Uma experiência fabulosa e que fortalece a formação de nossos estudantes.

Conheça mais sobre o evento em blogs.ifg.edu.br/festival2015 e nas notícias veiculadas pelo portal do IFG https://www.ifg.edu.br/index. php/component/content/article/ 1-news/89812-xiii-festival-de- artes

 Veja também os vídeos institucionais da cobertura do evento:

 1o. Dia https://m.youtube.com/watch?v= FxxhKIIJjNA

2o. Dia https://m.youtube.com/watch?v= qE5QTnCHGuM

3o. Dia https://m.youtube.com/watch?v= DFveLCbQztM

4o. Dia https://m.youtube.com/watch?v= clMaT_6BmW0

Veja mais fotos em nossa galeria (https://pdl.portal.ifmt.edu.br/conteudo/galeria/xiii-festival-de-artes-de-goias/) e página do Facebook (https://www.facebook.com/ifmtprimaveradolesteoficial/?ref=hl)

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT