IFMT promove I Conexão com o Mundo do Trabalho

Publicado por: Reitoria / 13 de Dezembro de 2017 às 13:26

Com o objetivo de estimular uma aproximação entre a comunidade acadêmica e o universo do trabalho, o IFMT, por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), promove o I Conexão com o mundo do trabalho, com a palestra “Dialogando sobre soluções tecnológicas para o setor produtivo do algodão”, uma parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). A palestra, na quarta-feira (13), às 17 horas, na Sala de Projeção do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, será proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. Ricardo Yassushi Inamasu.

Na ocasião, serão discutidas as ações conjuntas referentes ao 1º Edital de Extensão Tecnológica, que será apresentado pelo IFMT. O IMA, por sua vez, detalhará aos servidores e alunos do IFMT as suas demandas específicas. Os preparativos para a elaboração do edital começaram em outubro, quando foram delineados os objetivos iniciais e os primeiros passos do trabalho conjunto, que contará, em 2018, com um investimento de R$ 40 mil, provenientes inteiramente do IMA.

“O encontro será transmitido por videoconferência a todos os campi e servirá de base para o nosso primeiro edital de extensão tecnológica. Estamos planejando, para 2018, mais três encontros com outros segmentos. São espaços de debate importantes em que o Instituto pode mostrar o que tem para oferecer em termos de soluções tecnológicas”, informou o pró-reitor Marcus Taques.

Entre as áreas de interesse inicialmente apresentadas pelo IMA estão a agricultura de precisão, a mecanização com ênfase ao uso de GPS e automação em geral, o uso de sensores e captura e interpretação de imagens a baixa altitude (drones ou vants). O instituto tem diversas pesquisas em andamento e acompanha as necessidades dos produtores buscando direcionar os trabalhos para soluções específicas ao setor da agricultura.

O pró-reitor lembrou que o IFMT já vem desenvolvendo algumas ações pontuais com o IMA, a exemplo dos campi Sorriso e Campo Novo dos Parecis, que poderão se estender aos demais campi. “Estreitaremos esse relacionamento concentrando o foco na extensão tecnológica e na solução de problemas do setor algodoeiro. Responder ao setor produtivo é um desafio positivo para nós,” considerou Marcus.

Segue o link da transmissão ao vivo da palestra: https://www.youtube.com/watch?v=eSu9HTu9tKQ