Implantação do Consepe e editais de ensino, pesquisa e extensão são discutidos no Codir

Publicado por: Reitoria / 16 de Fevereiro de 2018 às 17:45

A implantação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a apresentação de editais de apoio à pesquisa e inovação tecnológica e o planejamento de investimentos no Data Center (central de dados) da instituição foram alguns dos assuntos debatidos no segundo dia de reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), nesta sexta-feira (12), no auditório da Reitoria.

Para o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara, “o Consepe cumpre o importante papel de assessorar o reitor, principalmente nas demandas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão e outras áreas pertinentes à deliberação das câmaras específicas desse conselho”.

O reitor é o presidente e os três pró-reitores são coordenadores das câmaras de ensino, pesquisa e extensão. “Os editais, os processos e as normativas ligadas a essas pró-reitorias que não criam uma regra geral para todo o instituto passarão pelo Consepe. Isso desafoga o Consup, o conselho máximo da instituição, que só deve ser requerido a partir de uma demanda que não tenha a pacificação nesse conselho e nos outros subordinados a ele”, afirma Câmara.

O pró-reitor explica que o Consepe trabalha com documentos regulamentatórios específicos, diferentemente do Consup, cujas regras valem para o instituto inteiro. “Isso não quer dizer que as regras de ensino, pesquisa e extensão postas pelo Consepe não vão regulamentar as atividades de todo o instituto federal. Apenas não haverá a necessidade de passar pelo conselho máximo da instituição”, reforça.

A metodologia do Consepe é de consulta pública, deliberação a partir de voto, acompanhamento de voto e veto, sendo esse veto pelo reitor, o presidente do colegiado, ou pelo consenso da maioria. Se a maioria não votar o presidente dá o veto àquele processo. “É uma metodologia simples, que já acontece nas universidades públicas brasileiras”.

O diretor de Pesquisa e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes), José Luis de Siqueira, apresentou aos diretores gerais os editais para 2018: de apoio à pesquisa, de apoio à inovação tecnológica, de apoio à publicação de artigo científico e de apoio a grupos de pesquisa. “Essa discussão com os diretores gerais é importante pois parte dos recursos dos projetos de pesquisa e inovação desses editais é oriunda dos campi. E o aporte de recursos depende do aval dos diretores”, afirmou José Luís.

O relatório de gestão de 2017 e um orçamento de investimentos na central de dados institucional foram apresentados pelo pró-reitor de Administração, Túlio Figueiredo. Os investimentos referem-se à manutenção e ampliação dos sistemas atendidos e à aquisição de equipamentos.

“Mostramos aos diretores novos como está sendo a confecção desse documento, que será encaminhado ao Tribunal de Contas da União até 31 de março e também como planejamos aplicar os recursos destinados à melhoria do data center”.