Inaugurada sede e lançada marca da Agência de Inovação do IFMT

Publicado por: Reitoria / 4 de Junho de 2019 às 17:40

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula participou, na manhã desta terça-feira (04), da inauguração da sede da Agência de Inovação da instituição.

Implantada em 2010, a agência já propiciou o registro de seis patentes, sete programas de computador e a sua própria marca, lançada durante a solenidade, na qual estiveram presentes, ainda, a diretora executiva de Planejamento, Gláucia Mara de Barrosos e representando o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Miguel de Barros, o diretor de Pesquisa e Inovação José Luiz Siqueira, além de pró-reitores, diretores e servidores da Reitoria.

“A inovação e o empreendedorismo cumprem uma função estratégica dentro da instituição e vem com o propósito de solucionar os problemas da nossa sociedade. Parabenizo as equipes da Propes e da Agência pelo lançamento da marca, que obteve o registro pelo INPI em maio”, destacou o reitor.

A marca institucional da Agência de Inovação do IFMT tem como criadores os servidores Prof. Dr. Jeferson Gomes Moriel Junior (à época coordenador da AIT e atual Diretor de Pós-Graduação) e Helton Pereira Bastos (servidor da ASCOM). Foi solicitada no ano passado, junto ao INPI e o certificado saiu em 2019, sob o número de registro 914421336.

O caráter estratégico da Agência foi destacado pela coordenadora, Silvana Santos da Cruz. “Por meio desse espaço ofereceremos um melhor atendimento aos pesquisadores e às empresas que trabalham com inovação em todo o estado. Nosso papel é fundamental no incentivo ao desenvolvimento de projetos inovadores que possam ser implementados em benefício da sociedade”, reforçou Silvana.

Também participaram da solenidade, representando o Núcleo de Inovação da Unemat, Jaqueline Albino, e o Escritório de Inovação UFMT, Danilo Fochesatto e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Aparecido Silva, que aproveitou a ocasião para estreitar relações com o IFMT e se colocar à disposição para parcerias futuras.

Para a professora Jaqueline Albino, a Rede formada pelas instituições públicas de ensino (IEs) e o Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), que iniciou em agosto de 2018 e conta com 20 alunos em duas turmas, contribuem para o fortalecimento da inovação em cada uma dessas instituições.