O IFMT Campus Primavera do Leste, terá um representante na OMIF

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 16 de Julho de 2019 às 13:54

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira.

A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. Em 2019, a primeira etapa ocorreu dentro do período de 06 a 11 de maio; a segunda etapa da OMIF se realizará no IFFluminense - Campus Campos Centro no dia 20 de setembro, onde também ocorrerá um evento até o dia 22 de setembro.

O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

Em 2019, a primeira etapa teve a participação de aproximadamente 16300 alunos de 230 Institutos Federais inscritos na OMIF. Destes foram selecionados 340 alunos para a segunda etapa.

Dentre os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Primavera do Leste que fizeram a prova da primeira etapa da OMIF, o aluno Gabriel Acassio Correia do 2º ano do Curso Técnico em Eletromecânica foi selecionado para a segunda etapa da OMIF.

Segundo a Professora-Coordenadora Local da OMIF, Ciandra Augusta de Araújo, “Participar de uma Olímpiada, seja ela de matemática ou não, é uma forma de motivar o aluno àquela determinada disciplina, contribuindo com o seu aprendizado, pois estimula o pensamento, o raciocínio ao se sentirem desafiados e assim, revela talentos escondidos nas escolas públicas. Gabriel é um excelente aluno, sempre se destacando na área das exatas, participa de projetos de extensão, pesquisa e monitoria, o que ajuda ainda mais na sua formação profissional. O IFMT Campus Primavera do Leste será bem representado na OMIF”.