Participe: Avaliação Institucional do IFMT é prorrogada até o dia 15 de outubro

Publicado por: Reitoria / 26 de Setembro de 2019 às 09:36

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prorrogou até o dia 15 de outubro, o período de autoavaliação 2019. Para participar, deve-se acessar a página - https://cpa.ifmt.edu.br/questionario Os servidores que desejem participar, deve utilizar o login e senha do SUAP. Já para os alunos, devem utilizam o login que compreende sua matrícula/ senha ifmt.cpf

A realização da Avaliação Institucional do IFMT é obrigatória, para recredenciamento, para reconhecimento de cursos e ainda representa um instrumento altamente eficaz para o levantamento das políticas de ensino, pesquisa, extensão e planejamento.

Esse ano durante a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o relatório de Avaliação Institucional referente a 2017 foi um dos instrumentos utilizados para direcionar as ações institucionais para o próximo período de vigência do PDI.

Sobre a CPA e a Autoavaliação

A CPA é uma comissão que busca coletar dados, por meio de questionário eletrônico entre os segmentos que compõe a comunidade acadêmica, a fim de promover uma melhoria na qualidade da educação ofertada pela instituição.

De acordo com a Lei nº 10.861/2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Segundo o SINAES, a avaliação está compreendida em 10 dimensões a serem respondidas por alunos, técnicos e docentes, buscando mecanismos de se refletir sobre os pontos positivos e aqueles que necessitam de uma melhoria dentro das Instituições de Ensino Superior (IES).

As CPAs locais vem trabalhando de forma árdua para cumprir com as metas institucionais, na busca de ter dados cada vez mais fidedignos com a realidade da instituição. Portanto, torna-se cada vez mais importante a participação de toda comunidade.