Polo de Primavera do Leste encerra atividades dos cursos técnicos do programa Profuncionário

Publicado por: Reitoria / 29 de Novembro de 2017 às 15:12

O Polo de Primavera do Leste, realizou, na primeira quinzena de novembro, o último encontro presencial dos cursos técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos da oferta 2015/2017 do Programa Profuncionário, indutor de formação profissional em serviço dos funcionários da Educação Básica Pública.

O IFMT em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e Secretaria Municipal de Educação (SME/Cuiabá) oferece os cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) em 16 Polos distribuídos no estado. A 1ª oferta, em 2013, contou com mais de 6.000 cursistas. Mais de 2.600 alunos estão concluindo a 2ª etapa este ano. E para 2017/2019 quase 1.300 estudantes estão matriculados, após um processo seletivo com mais de 4.000 inscritos.

No encerramento das atividades em Primavera, as alunas de Alimentação Escolar, sob a coordenação da tutora Katia Francielle Franzoni, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando um “cardápio inclusivo” com torta de legumes, suco de casca de abacaxi, beijinho de mandioca, brigadeiro de beterraba, entre outras receitas saudáveis, nutritivas e apetitosas.

As cursistas relataram a importância de ofertar alimentos saudáveis, menos calóricos e de melhor qualidade nutricional, uma vez que muitas escolas públicas funcionam em período integral e é dentro delas que as crianças recebem as principais refeições do dia.

O encontro foi uma mostra do aprendizado adquirido e das habilidades culinárias das alunas, “que explicaram as boas práticas de preparo aprendidas, os ingredientes utilizados em cada preparo e os valores nutricionais de cada prato”, detalhou a tutora.

Além disso, a proposta do Programa Profuncionário e o entendimento legal é que cada servidor da escola é um agente educador e dessa forma é possível inserir e estimular hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

Também é preciso promover a adequação das escolas de educação básica à Lei Federal nº 12.982/14, que garante a merenda escolar especial aos alunos que possuem alergias ou restrições alimentares, a fim de promover a inclusão dessas crianças.

Para o coordenador do polo de Primavera do Leste, Gesualdo Serrano da Costa, o Profuncionário além de contribuir para a formação pessoal de cada cursista, faz com que o servidor entenda o seu valor individual e o valor da equipe na formação de qualidade dos alunos na escola.

“Foi um momento de interação entre as turmas e contribuiu para que todos entendessem sua importância como agente educador no seu ambiente de trabalho escolar”, comemorou, ao lado das demais integrantes da equipe, as tutoras Alexssandra Rodrigues de Arruda, do curso técnico em Infraestrutura Escolar e Gislane Aparecida de Lima, do curso técnico em Secretaria Escolar.