Preparativos para o 5° JIFMT a todo vapor no Campus Primavera

Publicado por: Reitoria / 9 de Maio de 2018 às 16:33

Os trabalhos de organização da quinta edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (5° JIFMT) estão a todo vapor no campus Primavera do Leste, para receber os mais de 1.200 estudantes atletas dos 19 campi do Instituto Federal e tornar toda a cidade a “estação do esporte” no período de 20 a 25 de maio.

Segundo o diretor-geral Dimorvan Brescancim, os preparativos estão ocorrendo dentro do planejamento: os locais de provas já estão definidos, os materiais esportivos estão em processo de aquisição e a licitação da empresa de arbitragem já foi efetivada.

“Estamos contando com grandes parcerias públicas e privadas, principalmente com a prefeitura municipal, que está apoiando na infra-estrutura, na disponibilização de equipes de saúde e das quadras municipais, onde serão feitas as provas e até na criação de um vídeo institucional”, informou o diretor.

Promovido pela Extensão do IFMT, o evento integra um amplo programa desportivo da rede de educação profissional e tecnológica. Sua realização é um importante meio de mobilizar a juventude estudantil dos 19 campi em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando o exercício da cidadania e dos ideais direcionados à construção de um mundo mais pacífico, livre de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

“Nosso objetivo, ao sediar os jogos, foi fazer um movimento para fortalecer a marca do IFMT na cidade e na região e criar facilidades futuras de divulgação do campus, de composição de novas turmas, tendo o esporte como estratégia pedagógica de formação integral do aluno. O esporte precisa estar presente no cotidiano da escola, para trabalhar a saúde, a qualidade de vida, o despertar de valores como disciplina, persistência e superação além de ser uma oportunidade de entrosamento dos estudantes”, ressaltou Dimorvan.

O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, destacou a economia de recursos públicos fruto da organização conjunta do evento feita pela Reitoria e o campus sede. “Essa organização que nós mesmos promovemos gera uma economia de algo em torno de R$ 1 milhão. Nosso custo é apenas da contratação da arbitragem enquanto alguns institutos federais do país licitam o evento inteiro”, pontuou.

IFera – A escolha do mascote dos jogos movimentou a comunidade estudantil. Um primeiro concurso, pensado dentro da disciplina de Biologia, resultou em sugestões variadas dos estudantes e, no final, dos três animais mais votados - arara azul, lobo guará e onça-pintada, esta última foi a campeã e passará a representar oficialmente não apenas os jogos mas o campus. Finalizada a busca pelo mascote, outro concurso foi feito para a escolha do nome do animal: IFera.

“Os alunos desenvolveram uma bela arte e o mascote será apresentado na cerimônia de abertura”, adiantou.

Programação – O diretor recomenda às delegações participantes que se organizem e saiam com antecedência de suas cidades para que possam participar de toda a programação de abertura no domingo, dia 20. Às 16 horas está prevista uma foto oficial em frente ao campus, seguida de carreata em direção ao Ginásio de Esportes Pianão, onde será realizada a solenidade de abertura, a partir das 19 horas.

Locais de Provas e Premiação – O Ginásio Pianão será palco das provas de atletismo e de futebol de salão; o Ginásio Cerradão, das provas de futebol de campo; a escola estadual Cremilda de Oliveira, das provas de handebol; o colégio Parma, do voleibol; a escola 13 de Maio, do basquetebol; o clube Sociedade Aquática, da natação e a Academia Bushidô, das provas de judô.

Um diferencial da programação será a realização de uma cerimônia de premiação das modalidades individuais na noite de quinta-feira, 24. Em seguida haverá um show musical para os jovens. A premiação das modalidades coletivas acontecerá durante o almoço do dia 25, no Clube da Igreja Matriz, onde as delegações receberão o almoço e o jantar durante os dias de campeonato.

Marcadores: ifmt_1 v-jifmt