início do conteúdo

X Connepi: IFMT Cáceres vence Desafios de Ideias com produto inovador para controle de cupins

Publicado por: Reitoria / 8 de Dezembro de 2015 às 08:17

Pelo segundo ano consecutivo projetos desenvolvidos em Cáceres, no Campus do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, conquistam o primeiro lugar no ‘Desafio de Ideias’, concurso nacional de aceleração de negócios promovido pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação. O primeiro lugar na edição 2015, realizada na última semana, durante X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), em Rio Branco no Acre, foi para o projeto Synbait’s com a apresentação para investidores de um produto de inovação tecnológica utilizado para controle de cupins subterrâneos.

Desenvolvida pelo doutor em Entomologia, professor do IFMT Cáceres, Alexandre dos Santos junto com cinco acadêmicos de Engenharia Florestal do Campus, a isca para controle de cupins reduz a necessidade de uso de inseticida em 99, 93%.

 “O produto atende uma demanda para empresas certificadas que devem controlar o cupim com menor impacto ambiental e a isca atende a essa necessidade e tem potencial para se tornar uma prática operacional no mercado nos próximos anos”, explica Alexandre.

 Para o concurso que reuniu 99 projetos, os acadêmicos e jovens pesquisadores do IFMT Cáceres Jessica Santos, Sarah Ladeia e Wezile Nunes, coordenados pelo professor Alexandre transformaram o produto inovador em modelo de empresa e, após palestras e consultorias no Congresso, apresentaram a ideia para avaliação de investidores e especialistas em eventos startups.

  “Vencer e trazer para o nosso campus o primeiro lugar traz muitas alegrias e reforça a responsabilidade de toda à nossa equipe. Iniciamos o projeto em 2013 e tivemos muitas conquistas como vencer o Workshop de Pesquisa e Inovação no IFMT e alcançar o registro de patente. Tudo isso é resultado de trabalho coletivo e ainda temos muita caminhada pela frente”, comemora a acadêmica Jessica.

Como possibilidade para comercialização do produto em grande escala, o coordenador do projeto destaca também a conquista, na última semana, de um selo utilizado como critério pelos investidores para apostar em novas ideias. O selo é resultado da boa representatividade do projeto no evento Startups Inovativa Brasil 2015. No evento realizado, em São Paulo o Symbait’s foi selecionado entre os 92 melhores projeto de empresa dos mais de mil projetos brasileiros apresentados.

A acadêmica Sarah Ladeia destacou a experiência de participar do Universo IF como enriquecimento na formação para o empreendedorismo. “Além da experiência de iniciação científica que a instituição nos proporciona, o enriquecimento do nosso currículo na pesquisa, a participação em congresso e concursos como este amplia a nossa formação e traz oportunidades que nos qualificam para sermos empreendedores e conquistarmos espaços no mercado do trabalho”, enfatiza a acadêmica.

Segundo o acadêmico Wezile, o protagonismo que o IFMT Cáceres apresenta no universo da pesquisa, com o fomento a inovação tecnológica e a iniciação científica estimula os alunos.

“Nós estamos envolvidos em outros projetos e outras pesquisas. Isso mostra que os alunos podem ter oportunidades em desenvolvimento de pesquisa que buscam resolver problemas, bastam estar dispostos a participar”, afirma.

Também integram a equipe as acadêmicas do 5º semestre de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres, Karyna Silva e Nubia da Silva.

 IFMT é Bicampeão no Desafio de Ideias

O concurso Desafio de Ideais integra o evento Universo IF, criado em 2014 para o estímulo ao empreendedorismo e a prospecção de ideias inovadoras no âmbito dos Institutos Federais. O IFMT Cáceres conquistou o 1º lugar entre todos os participantes do Brasil também na primeira edição do concurso com o projeto "Enriquecimento de biocarvão com fósforo e potássio para uso na adubação de plantas", coordenado pelo professor Milson Evaldo Serafim junto com as acadêmicas de Engenharia Florestal Daniela Karen Paezano e Janaina Carvalho de Souza.

Ascom/Campus Cáceres/IFMT com informações da Ascom/Reitoria/IFMT

Leia Mais:

Desafio de Ideias: IFMT ganha o primeiro lugar

G1 AC: Reitora do Ifac exalta participação de estudantes no 10º Connepi em Rio Branco

Estadão / Blog Empreendedor: Qual Brasil pode dar certo?

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT