início do conteúdo

APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DO CAMPUS

APRESENTAÇÃO DO IFMT

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, criado nos termos da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. É uma instituição vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com 14 campi em funcionamento (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste Rondonópolis, São Vicente, Sorriso e Várzea Grande). Possui ainda três campi avançado, nos municípios de Diamantino, Lucas do Rio verde e Tangará da Serra.

Atualmente, possui aproximadamente 25 mil alunos, nos mais de 100 cursos distribuídos nos níveis: Superior (bacharelado, lincencatura e tecnologias), Pós-graduação (especializações e mestrados), Técnico (com ensino médio integrado, subsequente, concomitante e Proeja), Educação a Distância (UAB e Profuncionário), além de cursos de curta duração, como FIC (Formação Inicial e Continuada), Mulheres Mil e PRONATEC.

HISTÓRICO DO CAMPUS

O campus Primavera do Leste foi resultado da fase III do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, anunciada em 16 de agosto de 2011, em cerimônia promovida no Palácio do Planalto. Na ocasião a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste assinou juntamente ao Ministério da Educação o termo de compromisso para a doação de uma área de terras para a implantação de um campus do IFMT no Município.

Ainda em 2011, a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores, por intermédio da lei Municipal n° 1.261, de 07 de novembro de 2011, promoveram a doação de 05 (cinco) hectares de terra, localizados na inserção da Avenida Dom Aquino com a Avenida Santo Antonio, no Bairro Parque Eldorado, para a construção de obras do campus IFMT em Primavera do Leste, cuja escritura de doação foi lavrada no dia 05 de Dezembro de 2011.

No dia 22 de fevereiro de 2013, ocorreu uma audiência na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC no Ministério da Educação, na qual a Prefeitura do Município propôs fazer a doação das instalações onde funcionam os cursos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, correspondendo a nova área de 2,978 hectares, com 09 (nove) salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e área administrativa, com o objetivo de agilizar a instalação do campus Primavera do Leste.

Como o resultado da reunião, a Prefeitura Municipal, com o apoio da Câmara Municipal dos Vereadores, propôs e aprovou a Lei Municipal n°1.338, de 03 de março de 2013, doando essa área de 2, 978 hectares.

Ainda em 2013, o campus Primavera do Leste lança seus primeiros editais para a contratação de professores e seleção de alunos para o ano letivo de 2014, com a oferta dos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica Integrada ao Ensino Médio, os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio em Eletrotécnica, Eletromecânica, Edificações e Informática pelo PRONATEC e, o Programa Mulheres Mil totalizando 345 vagas disponibilizadas para a região.

O campus Primavera do Leste foi criado pela portaria Ministerial n° 993, de 7 de outubro de 2013. No dia 13 de Dezembro de 2013, foi realizada a solenidade e lançamento da pedra fundamental da obra, e a aula magna do campus foi realizada no dia 10 de fevereiro de 2014, marcando o inicio das aulas regulares do campus Primavera do Leste.

Em 2015 foram ofertadas 180 vagas em 4 turmas de Cursos Técnicos integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica e Eletromecânica e, a primeira turma de alunos no Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação.

Em 2016, o campus estará ofertando 10 novas turmas, com 360 vagas distribuídas nos Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica, Logística e Informática e nos Cursos Superiores de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As novas vagas contemplam candidatos que poderão fazer os cursos técnicos integrados ao ensino médio (durante o dia), aqueles que terminaram o Ensino Médio e desejam fazer um Curso Técnico (a noite), e aqueles que querem fazer um curso superior em período integral ou a noite em Automação ou Informática. Com estas ações o campus do IFMT em Primavera do Leste ficará com mais de 500 estudantes em 2016.

Primavera do Leste foi contemplada com uma obra belíssima onde será a sede do IFMT nesta cidade, onde estão sendo investidos mais de 10 milhões de reais.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914