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Assistência Estudantil - PDL

É responsável por promover ações que possam contribuir no processo de formação acadêmica dos discentes, incluindo melhorias das condições econômicas, sociais, políticas, culturais e de saúde, bem como no desempenho acadêmico dos estudantes, a fim de prevenir e minimizar a retenção e a evasão escolar. Os recursos para a Assistência Estudantil são disponibilizados pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que é regulamentado pelo Decreto Nº 7.234/2010. No IFMT, a Política de Assistência Estudantil foi implantada pela Resolução CONSUP Nº 94/2017 e regulamentada pela Resolução CONSUP Nº 95/2017. A Política de Assistência Estudantil do IFMT é composta por programas de caráter universal e seletivo (incentivo à permanência), sendo desenvolvidos no Campus Primavera do Leste os seguintes programas e serviços:

Auxílios Estudantis

Os auxílios estudantis fazem parte dos programas de incentivo à permanência e constituem-se em repasses financeiros aos estudantes, tendo por objetivo contribuir no custeio dos gastos para a permanência nos cursos disponibilizados pelo IFMT Campus Primavera do Leste. A concessão dos auxílios estudantis é realizada via edital de seleção, destinados prioritariamente aos estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme normatização do Decreto nº 7234/2010.

 Auxílio Alimentação: Destina-se ao repasse de auxílio financeiro para contribuir com as despesas de alimentação no período em que os estudantes estão no Campus.

 Auxílio Transporte: Tem por finalidade contribuir com as condições de deslocamento dos estudantes para desenvolver suas atividades escolares/acadêmicas, na perspectiva de garantia do direito constitucional de acesso, permanência e conclusão com sucesso do curso iniciado. Podem concorrer a este auxílio os estudantes que residirem no mínimo a 2,5 km de distância da instituição.

Como solicito os auxílios estudantis

O processo de seleção para os auxílios estudantis é realizado a cada início de ano letivo. É importante estar atento ao Edital de seleção, pois nele estarão todas as informações, critérios e orientações para a solicitação. A seleção dos estudantes inscritos para os auxílios estudantis é feita mediante análise socioeconômica, sob a coordenação do Assistente Social/Presidente da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil.

Como calcular a renda bruta per capita de minha família

A renda bruta familiar per capita (por pessoa) é calculada dividindo-se o total de renda pelo número de moradores de uma residência. A renda mensal familiar per capita é a soma total da renda bruta no mês de todos aqueles que compõem a família, dividida pelo número de seus integrantes, conforme ilustração abaixo:

 

 A Monitoria faz parte dos programas de caráter universal da Política de Assistência Estudantil, visto que é destinado a todos os estudantes regularmente matriculados no IFMT. Este programa é voltado aos estudantes que necessitam de acompanhamento e apoio pedagógico temporário para melhoria de seu desempenho em determinados componentes curriculares em que estejam apresentando dificuldades. Os estudantes monitores recebem uma bolsa de incentivo ao desempenho das atividades de apoio, sendo selecionados conforme critérios estabelecidos via Edital.

 Programa de Ajuda de Custo

Já o Programa de Ajuda de Custo tem a finalidade de oportunizar aos discentes regularmente matriculados a participação em eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos, culturais, artísticos, esportivos, políticos estudantis, eventos de representação institucional do Campus ou visitas técnicas e/ou aulas práticas, além de apoiar os estudantes na aquisição de materiais indispensáveis para a efetivação das disciplinas, visando o alcance do desempenho e a permanência durante o tempo regular do curso. As informações de como solicitar a Ajuda de Custo e quais seus critérios, estão detalhados no regulamento do programa.

 

Acolhimento e acompanhamento social, psicológico e pedagógico

 

São atividades, ações e projetos desenvolvidos pela equipe multiprofissional do Campus, com o objetivo de identificar, encaminhar e acompanhar situações relacionadas às questões sociais, psicológicas e pedagógicas que interferem no processo de ensino-aprendizagem.

O serviço de atendimento psicológico está localizado no Departamento de Administração e Planejamento - DAP (Coordenação Geral de Gestão de Pessoas) e visa promover ações nas áreas de saúde, desenvolver atividades de orientação e prevenção, e fomentar e promover, em conjunto com os demais profissionais da educação, ações para a permanência dos estudantes.

Quanto ao serviço de atendimento social, este está localizado na Coordenação de Atendimento ao Estudante -CAE e visa realizar o acompanhamento social do estudante e seu grupo familiar, disponibilizar orientação sobre os direitos sociais e estudantis, além de realizar a articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de estudantes e/ou membros familiares para atendimento de suas necessidades apresentadas no contexto institucional.

Já o acompanhamento pedagógico está localizado na Coordenação Pedagógica e realiza o acompanhamento do rendimento escolar dos estudantes; avaliação e intervenção em caso de problemas de aprendizagem; esclarecimentos de dúvidas e encaminhamentos de demandas.

 Prevenção e promoção à saúde e qualidade de vida

 Têm caráter socioeducativo, na perspectiva de promoção de hábitos saudáveis, debate sobre sexualidade e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

 Seguro escolar

É assegurado a todos os estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais no IFMT. Os detalhamentos para acesso ao seguro escolar estão definidos pelos contratos firmados pelo Campus junto às Seguradoras.

 Apoio aos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas

Tem por finalidade garantir aos estudantes com necessidades especiais condições que permitam o acompanhamento efetivo das atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição. O acompanhamento deste programa fica sob a responsabilidade do NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

 

CONTATOS EQUIPE

Coordenação de Atendimento ao Estudante

Coordenador: Claudionor Nunes Cavalheiro

E-mail: claudionor.cavalheiro@pdl.ifmt.edu.br

Telefone: (66) 3500-2910

 

Serviço Social

Assistente Social: Natalia Gabrielle Chrun Silva Spengler

E-mail: natalia.spengler@pdl.ifmt.edu.br

Telefone: (66) 3500-2910

 

Serviço de Psicologia

Psicóloga: Dilce Cervieri

E-mail: dilce.cervieri@pdl.ifmt.edu.br

Telefone: (66) 3500-2914

 

Pedagógico

Coordenadora e Téc. em Assuntos Educacionais: Andreia Nunes de Castro

E-mail: andreia.castro@pdl.ifmt.edu.br

 

Técnica em Assuntos Educacionais: Eliane Aparecida da Silva

E-mail: eliane.silva@pdl.ifmt.edu.br

 

Pedagoga: Eliene Costa Silva

Email: eliene.silva@pdl.ifmt.edu.br

 

Telefone: (66) 3500-2916

 

Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais – LIBRAS

 Adriana Pereira Barbosa

E-mail: adriana.barbosa@pdl.ifmt.edu.br

Telefone: (66) 3500-2913

 

 
 

 

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT