início do conteúdo

Agricultoras do projeto Maria Terra recebem maquinário para reforço na produção familiar

Publicado por: Reitoria / 2 de Julho de 2025 às 12:34

Mulheres agricultoras de Mato Grosso ganharam, nesta quarta-feira (2/7), mais um reforço para o desenvolvimento de suas atividades no campo com a entrega de novos maquinários e insumos agrícolas. Os materiais foram entregues no âmbito do projeto Maria Terra, desenvolvido por meio de uma aliança estratégica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (Funadif), em solenidade realizada na cidade de Várzea Grande.

O Projeto Maria Terra tem como objetivo atender a organizações lideradas por mulheres camponesas, agricultoras, integrantes de comunidades tradicionais e mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. O IFMT atua na capacitação destas mulheres, no intuito de emancipar e promover independência financeira com o foco na equidade de gênero no meio rural.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Eloisa Rosana de Azeredo, o que inicialmente tinha como objetivo a capacitação para que as camponesas pudessem participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, se transformou em algo muito maior. “A meta é fortalecer o empoderamento feminino, as lideranças femininas no campo e o associativismo. Sabemos que é a mulher quem firma a família no campo. Ela é a guardiã das sementes no estado do Mato Grosso. Então nada mais justo do que colaborar com o fortalecimento destas mulheres para que elas possam gerar renda, comercializar seus produtos e alcançar autonomia financeira, soberania e segurança alimentar”, destacou.

No evento, as agricultoras receberam caixas d´água de dois mil litros, carrinho de mão, pá, enxada, cavadeira, pulverizador bomba costal, perfuradores de solo, roçadeiras, moto cultivadoras, além de vários outros equipamentos, insumos e sementes. “Neste contexto, a Funadif se apresenta como fator importante de intermediação no processo de aquisição dos equipamentos e destinação dos recursos de forma eficiente”, destacou José Bispo Barbosa, diretor-presidente da Fundação.

A ação impacta diretamente camponesas e suas famílias em Mato Grosso. Até o momento, mais de 500 mulheres já foram beneficiadas. É o caso de Miguelina de Oliveira Campos, de Nossa Senhora do Livramento, que comemorou a entrega dos maquinários. “É uma alegria participar deste projeto pois ele atende as nossas necessidades mais urgentes no campo. Precisamos de mais Políticas Públicas de apoio e fortalecimento para as agricultoras familiares, e o Maria Terra nos fornece a estrutura e treinamento necessários não apenas para nós, mas também nossas organizações”, disse.

O Reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos, comentou o papel fundamental do Instituto na produção de saberes técnicos voltados para a agricultura familiar e seus impactos no desenvolvimento do Estado. “Este é um dos 22 projetos que o IFMT desenvolve hoje em parceria com outros órgãos ou instituições. O Maria Terra, em particular, é muito importante pois é por meio da agricultura familiar que o brasileiro tem comida na mesa. Fortalecer a agricultura familiar significa melhorar a renda das famílias, gerar emprego, promover qualidade de vida e proporcionar preços melhores para o consumidor aqui na cidade”, afirmou.

O diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, também esteve presente no evento. Ele comentou sobre o projeto. “Trata-se de uma iniciativa maravilhosa, que atinge mulheres até então esquecida pelas políticas públicas. Por meio desta parceria com o IFMT e Funadif, garantimos apoio a 30 grupos de mulheres agricultoras dando a elas condições para sua produção e, consequentemente, trazendo às famílias brasileiras alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos e de forma acessível”.

Também participaram do evento a Diretora Administrativa, Financeira e Fiscalização da Conab, Rosa Neide Sandes de Almeida, o Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário de MT, Nelson Luis Borges de Barros, o Superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Leny Rosa Filho, a Superintendente Regional da Conab em Mato Grosso, Francielle Tonietti Capilé Guedes, o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Frankes Marcio Batista Siqueira, entre outras autoridades.

Texto: Thiago Almeida - Jornalista - Decom-RTR

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT