COMUNICADO – Início da Fase 3 no retorno gradual das atividades presenciais no IFMT Campus Primavera do Leste – MT

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 27 de Outubro de 2021 às 16:53

Daremos continuidade no retorno gradual da fase 2 para a fase 3, com a publicação da Instrução Normativa (IN) nº 06/2021, alterada pela IN 07/21, com as diretrizes e orientações para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no âmbito do IFMT.

Na terceira fase, de acordo com a IN 6, inicia um número maior de atividades presenciais, que podem ser desenvolvidas, com a possibilidade de alternância entre as atividades não presenciais e presenciais, se recomenda: estabelecer o número de pessoas a serem comportadas em cada ambiente em acordo com as recomendações sanitárias vigentes; considerar os recursos tecnológicos voltados para desenvolver aulas simultâneas; priorizar as turmas concluintes; estabelecer trilhas formativas para o desenvolvimento de aulas alternadas; levantar junto à comunidade docente quais componentes devem ser priorizados, considerando o desenvolvimento e avaliação das aulas não presenciais ministradas até o momento; considerar, em diálogo com as turmas, quais os conhecimentos dos componentes demandam atendimento presencial e quais podem ser mantidos remotamente; realização de provas preferencialmente online; participação opcional dos estudantes nas aulas presenciais.

Lembramos que retorno às atividades presenciais, iniciadas no dia 13 de outubro, com as turmas formandas com atividades práticas e de laboratórios, tem ocorrido de forma gradual e segura.

Na terça-feira 26/10, foi realizada a 3ª Reunião da Comissão de retorno gradual, que deliberou por iniciarmos o retorno das atividades presenciais na Fase 3, a partir do dia 03 de novembro de 2021, conforme estabelece as IN 06/2021 (alterada pela IN 07/21).

Após a apresentação das informações sobre as condições Epidemiológicas da Primavera do Leste, da disponibilidade dos serviços de transporte urbano na cidade, do acesso aos serviços de internet pela OI (contratada), das características e complexidades da oferta das aulas, do número de alunos nas turmas do superior, do subsequente e do médio técnico, a comissão deliberou por unanimidade pelo início da FASE 3 no campus Primavera do Leste, a partir do dia 03 de novembro de 2021, com as seguintes recomendações:

1. Fica estabelecido o retorno às atividades presenciais na FASE 3 (conforme estabelece a IN 06/21 - planejamento pelo Departamento de Ensino, Coordenadores e Colegiados de Curso) para as turmas dos Cursos Superiores e Subsequentes, que na sua totalidade não demandam divisão de turma (para garantir o distanciamento social em sala de aula), tão pouco dependem do transporte coletivo urbano.

2. Fica autorizada a oferta das aulas práticas e de laboratório, aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio dos 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos, conforme planejamento a ser elaborado;

3. Todas as atividades presenciais e/ou remotas da Fase 3 aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio, dos Cursos Superiores e Subsequentes, serão planejadas em conjunto (Departamento de Ensino, Coordenadores de Curso e Colegiado de Curso - se necessário envolvendo o NAPNE e Comissão de Permanência e Êxito) e, amplamente divulgadas na comunidade escolar.

4. Ficam autorizadas as atividades presenciais estabelecidas na Fase 3 da IN n° 06/2021 e suas alterações, em especial as atividades envolvendo defesa de TCC, Projetos de Ensino, Estágio, Projetos de Pesquisa e de Extensão e o Projeto Torneando Futuros.

5. Serão mantidas as atividades de ensino de forma remota (pela RED), a todas as turmas do Ensino Médio Técnico até que tenhamos as condições necessárias para garantir o retorno a todos com qualidade e segurança (exceto para as aulas práticas e de laboratório estabelecidas pelo Colegiado, Departamento de Ensino e Coordenadores).

Veja a notícia do início da fase 2.