Os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Primavera do Leste – visitaram, nesta quarta-feira (26/11), a Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) do instituto, localizada na Reitoria, em Cuiabá, para uma troca de experiências sobre as áreas de atuação e as oportunidades da profissão.
O objetivo da visita foi apresentar aos estudantes como a DSTI atua no IFMT, além de discutir o mercado de trabalho, as dificuldades que podem ser enfrentadas e as diversidades vividas na profissão.
A estudante Etali Andrade comentou sobre a palestra. “Foi bem interessante, porque abrangeu vários conteúdos que eu ainda não conhecia. Pude aprender muitas coisas novas. Inclusive, vir até aqui é um marco, porque é o local que centraliza todos os IFs.”
Etali contou ainda que tem curiosidade pela área de informática desde a infância e que, desde que ingressou no curso, esse interesse vem crescendo, especialmente na área de desenvolvimento tecnológico. Ela pretende seguir carreira na profissão.
Com o mesmo interesse, o estudante Matheus Henrique Vieira de Matos afirmou que deseja continuar na área e que sempre teve grande afinidade com a informática, em especial com a programação. Ele destacou o que mais apreciou na palestra. “Gostei muito. Dá para perceber o nível de cuidado necessário, por exemplo, na sala climatizada. Se alguém esbarrar em um fio errado, pode comprometer todo um sistema.”
Acompanhando os estudantes durante a visita, a professora Gabriela Santos Marinho da Silva destacou que o que mais a encanta na área de informática é o constante processo de atualização e transformação, algo que busca transmitir aos alunos.
Ela também comentou sobre o impacto esperado de experiências como essa.“Quando nos propomos a levar os alunos a uma visita técnica, estamos apresentando a eles um possível espaço de trabalho. Assim, passam a ter contato com problemas e situações reais, vivenciadas por profissionais da área, o que difere da natureza do nosso trabalho como professores. Ainda que compartilhemos nossas experiências, a perspectiva é diferente. Então, eles ganham uma visão nova e essencial sobre a profissão.”
Texto: Yasmin Fares – Estagiária de Jornalismo
Revisão: Thiago Almeida – Jornalista


