
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, criado nos termos da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. É uma instituição vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com 19 campi em funcionamento (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres – Professor Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista, Juína, Diamantino, Guarantã do Norte, Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande). Possui ainda um campus avançado, no município de Lucas do Rio Verde.
Atualmente, possui aproximadamente 27 mil alunos, nos mais de 160 cursos distribuídos nos níveis: Superior (bacharelado, lincenciatura e tecnologias), Pós-graduação (especializações e mestrados), Técnico (com ensino médio integrado, subsequente, concomitante e Proeja), Educação a Distância (UAB e Profuncionário), além de cursos de curta duração, como FIC (Formação Inicial e Continuada).
Missão, visão e valores
MISSÃO DO IFMT
“Educar para a vida e para o trabalho”
VISÃO DO IFMT
“Ser uma instituição de excelência na educação profissional e tecnológica, qualificando pessoas para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania por meio da inovação no ensino, na pesquisa e na extensão.”
VALORES DO IFMT
Ética
Inovação
Legalidade
Transparência
Sustentabilidade
Profissionalismo
Comprometimento
Respeito ao cidadão
Histórico
HISTÓRICO DO CAMPUS
A História do campus Primavera do Leste tem início com o lançamento em Brasília, pela Presidência da República em agosto de 2011, em cerimônia promovida no Palácio do Planalto em Brasília da terceira fase do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na ocasião o Prefeito Municipal de Primavera do Leste, Getúlio Gonçalves Viana assinou juntamente com o Ministro da Educação o termo de compromisso para a doação de uma área de terras para a implantação de um campus do IFMT no Município.
No dia 07 de novembro de 2011, por intermédio da Lei n° 1.261 a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores, oficializaram a doação de uma áreas de 05 (cinco) hectares, localizada na inserção da Avenida Dom Aquino com a Avenida Santo Antônio, no Bairro Parque Eldorado, que foi prontamente escriturada e entregue a Instituição para a construção das obras do campus IFMT em Primavera do Leste.
Na busca de antecipar a implantação do Instituto Federal em Primavera, no dia 22 de fevereiro de 2013, ocorreu uma audiência na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC do Ministério da Educação, na qual a Prefeitura do Município propôs doar as instalações onde funcionavam os cursos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, com uma área de 2,98 hectares, 09 (nove) salas de aula, sala para laboratório de informática, espaço para biblioteca e área administrativa, condição necessária para agilizar a instalação do campus do IFMT em Primavera do Leste.
Como o resultado desta iniciativa, a Prefeitura Municipal na Gestão do Prefeito Erico Piana Pinto Pereira propôs e a Câmara de Vereadores aprovou a Lei n°1.338, de 03 de março de 2013, doando a área e as instalações da antiga UFMT ao Instituto Federal, que foi imediatamente escriturada e entregue à Instituição.
Com estas ações, hoje, dispomos de uma área de aproximadamente 80.000 m², que nos permitirá nos próximos anos expandir nossa infraestrutura e ampliar a oferta de cursos e de vagas para Primavera do Leste e região.
Fruto desse esforço coletivo e cheio de otimismo, em 2013 se concretiza o sonho da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – IFMT campus Primavera do Leste com a assinatura pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante da Portaria MEC n° 993, de 7 de outubro de 2013 que cria o Instituto Federal na nossa cidade.
No dia 13 de Dezembro de 2013 foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção da obra da sede do campus do IFMT em Primavera do Leste.
No final do segundo semestre deste mesmo ano, foram lançados os primeiros editais para a contratação de professores e seleção de alunos para o ano letivo de 2014, com a oferta de 345 vagas nos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica Integrados ao Ensino Médio, os Cursos Técnicos Subsequentes pelo PRONATEC em Eletrotécnica, Eletromecânica, Edificações e Informática bem como no Programa Mulheres Mil.
Outro marco histórico foi a Aula Magna do campus, que foi realizada no dia 10 de fevereiro de 2014, com a presença do Professor José Bispo Barbosa, Reitor do IFMT e demais autoridades, marcando o inicio das aulas dos cursos regulares do campus Primavera do Leste.
Atualmente o IFMT campus Primavera do Leste oferta 4 (quatro) Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio – ELETROMECÂNICA, ELETROTÉCNICA, INFORMÁTICA E LOGÍSTICA, 2 Cursos Técnicos Subsequentes ao Nível Médio – ELETROTÉCNICA e MANUTENÇÃO DE AERONAVES – CÉLULA, e os Cursos Superiores de Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Química, . Estamos com o projeto em andamento para a oferta do nosso primeiro Curso de Pós-Graduação de Especialização e Didática e Prática Docente.
Desde a implantação desta unidade educacional, o Governo Federal já investiu mais de 20 milhões de reais em obras e equipamentos e está formando a equipe de servidores que já conta com 61 professores a grande maioria Mestres e Doutores e 24 Técnicos Administrativos Educacionais.
O IFMT campus Primavera do Leste, nasce com a Missão de formar profissionais para atuarem na área de tecnologia que envolvem a controle e a automação de processos, as áreas da eletroeletrônica, da robótica, da eletromecânica, eletrotécnica, sistemas de informação, prestação de serviços na logística, com um viés de atender prioritariamente as cadeias produtivas da Agropecuária e Agroindústria, bem como na formação de professores e profissionais para a área de química.
Em 2018 atingimos a meta planejada para os primeiros 5 anos de Instituição, fruto de um trabalho intenso de toda a equipe de Servidores desta Escola, O NÚMERO DE 1.230 ESTUDANTES MATRICULADOS nos Cursos Técnicos e Superiores.
Com a implantação do IFMT, o Município de Primavera do Leste vai se fortalecendo como polo educacional para a região sul do Mato Grosso, e nós do campus Primavera do Leste estamos motivados e preparados para ajudar neste propósito.
IFMT campus Primavera do Leste, oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade.
Sejam sempre bem-vindos à esta Instituição.
Regimento Interno
Direção Geral

Professor Alcindo José Dal Piva, nomeado Diretor-Geral do IFMT campus Primavera do Leste pela Portaria PORTARIA Nº 1.680/SRDA/GAB/RTR, DE 22 DE ABRIL DE 2025, Publicada no D.O.U. de 23 de abril de 2025.
A Direção Geral é o órgão executivo que administra, coordena e superintende todas as atividades do campus, que será exercida pelo Diretor Geral e assessorada pela Reitoria, Órgãos Colegiados e de Apoio do campus.
O Diretor Geral é a autoridade superior do campus, competindo-lhe a supervisão dos programas de ensino, pesquisa e extensão e a gestão das atividades administrativas, dentro dos limites estatutários e regimentais e delegações do Reitor.
Compete ao Diretor Geral de campus:
I – administrar e representar o campus dentro dos limites estatutários, regimentais e das delegações atribuídas pelo Reitor, em consonância com os princípios, finalidades e objetivos do IFMT;
II – superintender todos os serviços e programas de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus;
III – coordenar e organizar as atividades de planejamento anual do campus;
IV – apresentar à Reitoria, anualmente, proposta orçamentária com a discriminação da receita e da despesa prevista para o campus;
V – acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos do campus, propondo, com base na avaliação de resultados, a adoção de providências relativas à reformulação dos mesmos;
VI – executar a organização de legislação e normas, recursos humanos, serviços gerais, material, patrimônio e contabilidade do campus;
VII – coordenar a política de comunicação social e informação do campus;
VIII – divulgar internamente as informações relevantes para o funcionamento do campus;
IX – apresentar anualmente à Reitoria relatório consubstanciado das atividades do campus;
X – encaminhar as informações do campus para composição do Relatório de Gestão e da Prestação de Contas do IFMT;
XI – assegurar o cumprimento da legislação em vigor, as disposições do Estatuto e deste Regimento Geral, bem como dos regulamentos, diretrizes e normas emanadas dos órgãos do IFMT, zelando pelo bom desempenho das atividades do campus e pela imagem da Instituição;
XII – zelar pelo patrimônio e pela conservação e melhoria da área física do campus;
XIII – controlar a expedição e o recebimento da correspondência oficial no âmbito do campus;
XIV – responsabilizar-se pela nomeação e exoneração dos dirigentes para o exercício de cargos de direção e das funções gratificadas, no âmbito do campus;
XV – na esfera da competência de Diretor Geral do Campus e nos limites da delegação pelo Reitor, articular a celebração de acordos, convênios, contratos e outros instrumentos jurídicos com entidades públicas e privadas;
XVI – submeter ao Reitor proposta de convênios, contratos, acordos e ajustes, cuja abrangência exceda sua esfera de competência;
XVII – promover, em articulação com a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, o contínuo aperfeiçoamento dos servidores do campus;
XVIII – exercer, no âmbito do campus, o poder disciplinar, na forma prevista no Regimento Geral e na legislação vigente;
XIX – deliberar sobre a participação de servidores em eventos e em reuniões fora do campus;
XX – acompanhar as informações estatísticas do campus;
XXI – zelar pela qualidade, regularidade e cumprimento de prazos na alimentação dos dados do campus nos sistemas de informação do MEC;
XXII – cumprir e fazer cumprir as decisões do Conselho Superior;
XXIII – assistir à Reitoria em assuntos pertinentes ao campus; e
XXIV – desenvolver outras atividades inerentes à função executiva de Diretor Geral ou que lhe forem atribuídas.
O Gabinete
Segundo Regimento Interno em seu Art. 22 compete ao Chefe de Gabinete da Direção Geral do Campus:
I. assistir a Direção Geral no seu relacionamento institucional e administrativo;
II. coordenar e orientar as atividades de expediente e protocolo do Gabinete do Diretor Geral;
III. preparar e controlar correspondência oficial da Direção Geral;
IV. receber documentação, diligenciando os encaminhamentos necessários ou preparando-a para despacho via SUAP, SIGE ou outros sistemas que se façam necessários dentro de suas atribuições;
V. organizar a agenda do Diretor Geral;
VI. supervisionar os eventos da Direção Geral e prestar suporte à realização de eventos no Campus;
VII. assessorar as reuniões da Direção Geral, do Conselho Técnico Consultivo e do Colégio Gestor e providenciar seus encaminhamentos;
VIII. acompanhar os processos de solicitação de diárias e passagens dos servidores do Campus no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), para posterior aprovação do Diretor Geral;
IX. planejar, coordenar e acompanhar a operacionalização de políticas de relações externas, conforme diretrizes estabelecidas pelo IFMT e pelo Campus;
X. articular com a área de comunicação ações de relacionamento com a imprensa;
XI. representar o Campus nos fóruns específicos da área;
XII. revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à área;
XIII. propor ao Diretor Geral o plano de capacitação dos servidores lotados na Chefia de Gabinete;
XIV. promover a articulação entre os servidores da Chefia de Gabinete;
XV. desenvolver ações de divulgação da atuação do IFMT à comunidade externa, especialmente na oferta de cursos e projetos de pesquisa e extensão;
XVI. recepcionar visitantes;
XVII. organizar junto com o Departamento de Ensino as solenidades de Formatura e Colação de Grau;
XVIII. coordenar as atividades da área de tecnologia da informação e de comunicação social;
XIX. divulgar portarias, normativos, regulamentos, legislações, dentre outros documentos da Instituição e dos servidores;
XX. realizar outras ações de mesma natureza, inerentes à função ou que sejam designadas pelo Diretor Geral, no âmbito de suas competências e na forma da legislação vigente.
Laura Nivea Rosa Silva Holpert
Chefe de Gabinete
Telefone/whatsapp: 65 98151-6741
E-mail: gabinete.pdl@ifmt.edu.br / laura.nivea@ifmt.edu.br
Contato
Telefone: 65 8151-6741 (Gabinete) E-mail: gabinete.pdl@ifmt.edu.br
Localização
IFMT campus Primavera do Leste- Avenida Dom Aquino, 1500 - Bairro: Parque Eldorado - CEP: 78850-000
Horário de Atendimento
das 7 às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.




