No último dia 12 de julho, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), vinculado ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fabrício Geraldo dos Santos Rodrigues, realizou uma reunião com os membros da Associação Guadalupe Agroecológica (AGuA), para a apresentação de um projeto envolvendo marcas coletivas na agroecologia. O encontro ocorreu no município de Alta Floresta (MT), localizado a mais de 800 quilômetros de Cuiabá (MT).
O objetivo da reunião foi expor o projeto de pesquisa intitulado “Marcas coletivas e place branding como estratégias para reduzir assimetrias de informação no mercado de agroecológicos”, desenvolvido por Fabrício sob orientação do professor Dr. Felipe Deodato da Silva e Silva. A iniciativa integra ações práticas de inovação e transferência de tecnologia, com foco na criação e solicitação de registro da marca coletiva da AGuA junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Reunião do mestrando Fabrício Rodrigues com os associados da Associação Guadalupe Agroecológica (AGuA), no município de Alta Floresta (MT)
Durante a reunião, o mestrando explicou os fundamentos do conceito de marca coletiva, destacando seus benefícios para os produtores, como o fortalecimento da identidade do grupo, o aumento da visibilidade no mercado e a valorização dos produtos agroecológicos. Também foram abordados os aspectos técnicos e jurídicos necessários para o registro junto ao INPI.
Os associados da AGuA participaram ativamente do diálogo, esclarecendo dúvidas e compreendendo melhor o papel estratégico da marca coletiva no posicionamento da associação. A proposta será desenvolvida em parceria com pesquisadores do PROFNIT – IFMT.
Criado em 2025, o PROFNIT – Ponto Focal IFMT teve início com sua primeira turma de mestrado no Campus Primavera do Leste, tornando-se o primeiro programa stricto sensu do Instituto no interior do estado. Mesmo em fase inicial, o programa já se destaca por fomentar pesquisas aplicadas em inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologias, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento regional sustentável.

