“Como não adiantar o fim do mundo”: IFMT-PDL oferece projeto integrador como alternativa metodológica para o Regime de Exercício Domiciliar no Ensino Médio

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 1 de Junho de 2020 às 08:26

Em maio de 2020, com o retorno das atividades acadêmicas através do Regime de Exercício Domiciliar, parte dos professores do IFMT – campus Primavera do Leste aderiram ao projeto integrador “Como não adiantar o fim mundo” como estratégia metodológica. A intenção é proporcionar ensino dos conteúdos das disciplinas através da abordagem temática que dialogue com a época que estamos vivendo.

Com atividades programadas semanalmente até dezembro, a ideia do projeto é desenvolver aulas em conjunto, interligando diferentes áreas do conhecimento, sobre temas como as pandemias, as ações humanas e os fenômenos naturais que podem ameaçar à vida na terra, assim como as tecnologias e conhecimentos científicos que podem evitar essas catástrofes.

Não obstante às discussões propostas entre os professores das disciplinas do núcleo comum envolvidos e os estudantes, o projeto também foi enriquecido com a participação dos professores da área técnica, como por exemplo, administração e engenharia elétrica. Dessa forma, trazendo para o projeto olhar de integração da formação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.

“Conectar todas essas áreas do conhecimento para um propósito é complexo e ao mesmo tempo estimulante para nós docentes”, como contam os professores da área técnica Willians e Augusto, “Ao colocar os alunos em contado com esse tipo de metodologia, não só amplia o espectro do raciocínio deles, como também o acolhe nessa situação de pandemia. Precisamos desenvolver novas competências para enfrentar tais situações e o projeto integrador ‘Como não adiantar o fim mundo’ vem ao encontro desse propósito”.

Oferecido a todos os alunos do Ensino Médio e obrigatório para compor a carga horária e o conteúdo das disciplinas e professores envolvidos, o projeto reúne conhecimentos de diferentes áreas, como Biologia, Geografia, Engenharia Elétrica, Educação Física, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa, Química, Filosofia e Administração, os professores apostam na interdisciplinaridade para proporcionar um aprendizado de qualidade, abordando os temas integradores apresentados pela BNCC. O uso de recursos tecnológicos na educação, apesar de desafiador, amplia as possibilidades de interação entre os profissionais e os estudantes.

Uma das inovações para a comunidade escolar é o acompanhamento através do Diário de Bordo. Em momento de distanciamento social, esta ferramenta pedagógica tem ajudado os alunos e professores a acompanharem de perto o desenvolvimento a cada semana de atividades. No Diário, os alunos podem usar textos em diferentes mídias (escrita, em áudio ou vídeo) para relacionar os conteúdos do projeto com suas vivências acadêmicas e extraescolares.

“Estamos recebendo os alunos e eles vêm cheios de preocupações e angústias com a pandemia, os dados aterradores de mortes e contágio no Brasil, a crise econômica que já chega nos lares, a incerteza sobre o ano letivo... Não podemos somente ignorá-las e seguir de onde paramos”, diz a professora Samira Ramos, que completa afirmando que está sendo muito gratificante trabalhar com profissionais tão engajados em promover educação de qualidade, mesmo neste momento atípico.

De acordo com a docente, os professores escolheram a estratégia de projetos e este tema pois “podem trabalhar os conteúdos das disciplinas ao mesmo tempo que propõem aos estudantes refletirem sobre como o conhecimento científico e a inovação tecnológica são importantes para garantir e melhorar a vida na terra”. Conhecimentos fundamentais para formar profissionais e cidadãos éticos e comprometidos com o bem-comum, independentemente da profissão que desejem seguir.

Assista ao vídeo do aluno Maike Antônio, do 3° ano de Informática, que usou suas habilidades de youtuber para falar de forma divertida sobre suas expectativas com o projeto, primeira atividade do Diário de Bordo, no link https://youtu.be/xYcxIdmkCao.