início do conteúdo

Comissão Própria de Avaliação – campus Primavera do Leste

A Comissão Própria de Avaliação – CPA foi instituída pela Lei do Sinaes nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. É constituída por uma Comissão Central, na Reitoria e pelas comissões locais, uma em cada campus. A comissão tem como premissa a atuação com autonomia em relação aos conselhos e órgãos colegiados existentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), respondendo diretamente ao Conselho Superior do IFMT. No campus Primavera do Leste a comissão foi instituída através da Portaria n° 32 de 04 de março de 2016 e seus representantes são:
- Wallenstein Fabricio Martins (representante titular discente);
- Diego de Oliveira Pereira (representante suplente discente);
- Itamara dos Anjos Oliveira (representante titular docente);
- Dagoberto Rosa de Jesus (representante suplente docente);
- Dênis Alvares da Silva (representante titular técnico administrativo);
- Thais Luiza Machado de Oliveira (representante suplente técnico administrativo).
A comissão no campus tem como objetivo a busca contínua da qualidade no desempenho acadêmico, no aperfeiçoamento constante do planejamento e da gestão, no fortalecimento dos compromissos sociais e na prestação de contas à sociedade. Para tanto, trabalhará a partir de questionários, observações e relatórios onde irá observar:
- o perfil do campus por meio de suas atividades cursos;
- as políticas de ensino;
- a infraestrutura física e de ensino;
- o desempenho dos estudantes;
- e demais responsabilidades socioambientais da instituição.
Para que a Avaliação seja eficaz e promova mudanças faz-se necessária a participação de todos os servidores e estudantes da instituição. Através das respostas concisas aos questionários e dos relatórios, gerados posteriormente, será possível que as avaliações externas tenham um diagnóstico eficaz das condições do campus bem como auxiliar a gestão local a aperfeiçoar e promover melhorias em seus planejamentos e execuções constantes no PDI.
A elaboração dos questionários está em andamento e levará em conta as seguintes dimensões:
- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
- A política para o ensino, a pesquisa, pós-graduação, a extensão, projetos e programas;
- Responsabilidade social da Instituição;
- Comunicação com a sociedade;
- Políticas de pessoal de carreira do corpo docente e corpo técnico administrativo;
- Organização e gestão da Instituição;
- Infraestrutura física;
- Planejamento e Avaliação Institucional;
- Política de atendimento ao estudante;
- Sustentabilidade Financeira.
É importante ressaltar que que nosso PDI foi elaborado em 2014 (com duração até 2019) e o cumprimento de algumas metas para o campus pode ter sido prejudicado por conta de situações externas ao campus.

Por fim, salientamos a importância da participação de todas e todos na avaliação e esperamos que essa seja a mais participativa e concisa possível.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914