Congresso técnico preparatório para 9° JIFMT acontece no campus Sinop

Publicado por: Reitoria / 29 de Fevereiro de 2024 às 16:35

Com o slogan "Semeando o esporte", o evento acontecerá em maio.

Os preparativos para a 9º JIFMT - Jogos dos Institutos Federais de Mato Grosso, que acontecerá no período de 19 a 24 de maio de 2024, na cidade de Sinop, com o slogan "Semeando o esporte", iniciaram com o Congresso Técnico realizado nos dias nos dias 28 e 29.

O Congresso Técnico reuniu representantes dos 19 campi para discutir assuntos referentes à estrutura de realização do evento, ao regulamento geral dos jogos e à visualização, por parte de diretores e professores de educação física, dos locais específicos onde serão disputadas as competições.

“A vinda ao congresso técnico é fundamental para a organização e estruturação da participação dos campi no evento 9º JIFMT, este é o momento de vislumbrar as ações que estão sendo realizadas pelas comissões organizadoras. Fiquei bastante satisfeita com a infraestrutura das quadras para a realização dos jogos, e muito feliz de ver que elas são utilizadas pela população por meio de projetos esportivos”, avaliou a professora de Campo Novo do Parecis, Amanda Gabriele Milani.

Os servidores, que participaram do Congresso Técnico, visitaram os equipamentos esportivos que serão utilizados para as competições. “Tudo está sendo cuidadosamente planejado para que tenhamos um excelente nível de jogos para os estudantes do IFMT”, afirma Frankes Siqueira, pró-reitor de Extensão.

As expectativas para os 9º JIFMT envolvem a elogiada estrutura do município de Sinop, localizado no norte do estado, onde ocorrerão os Jogos. Uma das maiores cidades de Mato Grosso e distante cerca de quinhentos quilômetros da capital, Cuiabá, apresenta-se, na avaliação dos docentes presentes, preparada para receber esse evento tão importante.

No dia 28 foram apresentadas a Comissão Geral e as Subcomissões de organização, o sistema de inscrições e o modelo de divulgação de resultados, apreciação e contribuições dos campi nos regulamentos, definição dos responsáveis pelas modalidades, da comissão disciplinar, da data e do formato do sorteio das chaves. Já no dia  29 os chefes de delegação e comissão visitaram os espaços de competição e hotéis para hospedagem dos atletas.

“A estrutura da cidade é muito boa. A parte esportiva onde ocorrerão os jogos é de excelente qualidade. Conhecendo esses espaços, a gente sabe que será um excelente evento”, afirma a profesora de Educação Física do IFMT Pontes e Lacerda, Jaqueline Mendes.

Já o diretor Geral do Campus Sinop, Rafael Chaves,  falou sobre a importância do evento para o Campus e para o município e disse que a equipe está empenhada na organização para que todos se sintam acolhidos da melhor maneira possível. "O campus e a comunidade se prepara para realizar um evento que seja marcante para o município e eleve ainda mais o nome do IFMT. A sociedade sinopense está receptiva para receber delegações de 19 campi do IFMT", afirmou Rafael.

Rafel destacou ainda a importância do apoio do Reitor do IFMT Júlio Santos, do prefeito de Sinop Roberto Dorner, da Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato e dos servidores do Campus pelo empenho. "Temos um time comprometido com o evento e contamos com o apoio significativo da prefeitura. Vai ser um sucesso", ressaltou.

9º JIFMT: integração  e formação pelo esporte

Muito além de integrar os alunos dos campi do IFMT por meio dos esportes, os jogos realizados pelo Instituto Federal, contribuem na formação desses estudantes. É o que destaca um dos participantes do Congresso Técnico, o diretor-geral do IFMT Alta Floresta, Marcos Peixoto: “nossa expectativa é de que será um evento muito proveitoso para eles”.