Estudantes do Campus Primavera do Leste realizaram estudo do meio na Aldeia Paikum, situada na terra indígena Bakairi

Publicado por: Reitoria / 13 de Dezembro de 2016 às 09:03

Nos dias 03 e 04 de dezembro, os estudantes do IFMT campus Primavera do Leste realizaram “estudo do meio” na aldeia Paikum, na terra indígena Bakairi, no município de Paranatinga, em Mato Grosso. O estudo faz parte de um projeto de extensão apoiado pelo campus, “Entrelaçando olhares – o IFMT e o povo Bakairi no município de Paranatinga”.

O projeto de extensão coordenado pela professora Itamara Oliveira, tem por objetivo o estudo da pluralidade, de modo interdisciplinar, com vistas à valorização das características étnicas, ambientais e culturais dos diferentes grupos sociais que compõem a sociedade brasileira. Para a professora, o estudo do meio foi importante e proveitoso, e pontua que “a realidade de outras pessoas pode ser bem diferente da nossa, mas tem problemas como a nossa. Esse momento vai ser válido para quando estivermos bem mais velhos e nos lembrarmos que estivemos aqui, na aldeia, e que participamos com as pessoas que tem dores e alegrias como nós.”

O estudo do meio teve várias atividades com o envolvimento comunidade:

1. Roda de conversa com o cacique Dirceu Pampagâ, lideranças e anciãos sobre a origem do Povo Bakairi (mito de origem e cosmologia);

2. Pintura Corporal com a comunidade da aldeia;

3. Oficinas de xilogravuras, pinturas das mãos, construção de parangolê e jogo de bola;

4. Visita pela aldeia em observação do modo de cultivo das famílias;

5. Participação na dança Kâpa e roda com a comunidade.

A visita proporcionou o intercâmbio de culturas e apontou para possibilidade de construções futuras. Para a professora Rosa Mayate, que é descendente do povo Bakairi, o maior destaque a ser dado “é o conhecimento de outros povos, do povo indígena, e que estamos aqui [...] ao contrário do que muita gente diz.”

A coordenadora do projeto de extensão, Itamara Oliveira, destacou que agradece aos familiares dos estudantes, aos estudantes, aos professores, ao motorista, a  Direção Geral do campus que nos deu a estrutura para a viagem (departamento de administração, departamento de ensino e coordenação de extensão) e a comunidade da aldeia Paikum, na terra indígena Bakairi, no município de Paranatinga -MT. Itamara disse ainda que para todos os participantes da visita fica o aprendizado sobre a diversidade, convivência entre as pessoas e o sentimento de coletividade.

Participaram da atividade os estudantes: Adrielly Almeida Oliveira, Agatha Gabrielly Bartolomeu Xavier, Ana Luiza Roza Lorenzzon, Daniele Almeida Tapia, Daniele Bersch de Oliveira Campos, Felipe Augusto Sponchiado, João Victor Cardoso, Laryssa Keltyn Evangelista Santos, Leonardo Victor Zolet, Letícia de Sá Siqueira, Lucas da Silva Flores, Maria Antonia Barros, Maria Eduarda de Freitas Escame, Mariana Passinato Ormond, Rafaella Rodrigues Marques, Thiago Martins Kriger, Gabriel Macedo e Alexandre Tavares da Silva. Os professores do IFMT: Itamara dos Anjos Oliveira, Rosane Alves de Abreu e Weslley Alves Siqueira; a professora da Rede Estadual de Educação, Rosa Mayate Bakairi e o motorista, Adriano Eugenio da Silva.

Crédito: Itamara dos Anjos Oliveira e Weslley Alves Siqueira, professores do Campus Primavera do Leste