IFMT e parceiros internacionais desenvolvem sistema para automação de irrigação

Publicado por: Reitoria / 16 de Janeiro de 2024 às 16:39

Resultados do estudo demonstraram uma estimativa precisa da irrigação, com redução de até 27% no volume de água irrigada em alguns casos

A crescente demanda agrícola para alimentar a população mundial está impulsionando a busca por soluções inovadoras para uma gestão eficiente da água. Nesse contexto, pesquisadores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em colaboração com renomadas instituições nacionais e internacionais, apresentam um sistema inteligente de irrigação de taxa variável (fuzzy-VRI) para a tomada de decisões para obter irrigação otimizada em várias zonas delimitadas no artigo intitulado "Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Irrigação Variável Fuzzy Baseado em Dados de Sensoriamento Remoto para Automatizar Totalmente Pivôs Centrais".

O artigo foi publicado na revista IEEE Transactions on Automation Science and Engineering, de conceito Qualis A1, em novembro de 2023.

Acesse a revista em inglês: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/RecentIssue.jsp?punumber=8856.

Leia o artigo em inglês - https://ieeexplore.ieee.org/document/10316268.

A proposta do sistema de irrigação variável inteligente (fuzzy-VRI) visa otimizar a irrigação criando diversas zonas delimitadas, e assim proporcionando uma gestão mais eficiente da água. O sistema automaticamente cria mapas de irrigação para um sistema de pivô central, utilizando os dados de imagens de satélite sobre umidade do solo (SSM), índice de vegetação ajustado ao solo (SAVI), temperatura do dossel (CT) e teor de nitrogênio (NI) obtidos remotamente.

Os pesquisadores doutores, Willians Ribeiro Mendes, Arthur Moraes e Videira, Salah Er-Raki, Derek M. Heeren, Ritaban Dutta e Fábio Meneghetti desenvolveram este trabalho inovador com a colaboração de pesquisadores de instituições nacionais, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e internacionais, incluindo a Cadi Ayyad University (Marrocos), University of Nebraska–Lincoln (EUA) e CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Austrália).

O sistema proposto não apenas detectou e caracterizou a variabilidade espacial das culturas, mas também aplicou a lógica fuzzy para resolver as incertezas inerentes a sistemas de irrigação, definindo um modelo de controle para irrigação de alta precisão.

Os resultados do estudo, validados através da comparação entre a irrigação recomendada e a irrigação real em dois locais de campo, demonstraram uma estimativa precisa da irrigação, com uma redução de até 27% no volume de água irrigada em alguns casos.

Os pesquisadores sugerem que pesquisas futuras implementem o fuzzy-VRI em tempo real durante testes de campo para quantificar seu impacto no uso de irrigação, rendimento e eficiência no uso da água.

Este trabalho representa mais um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela agricultura moderna, destacando o compromisso do Instituto Federal de Mato Grosso e seus colaboradores em impulsionar a pesquisa de ponta no campo da irrigação agrícola.

Marcadores: ifmt_1