IFMT firma acordo de cooperação com UFMT para qualificação de servidores

Publicado por: Reitoria / 20 de Setembro de 2023 às 17:30

Um acordo de cooperação técnica de longo prazo para qualificação de servidores foi estabelecido, na manhã desta quarta-feira (20), entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O acordo permite que os PPGs Stricto Sensu da UFMT participantes ofertem em seus cursos de mestrado e doutorado vagas para servidores técnico-administrativos e docentes do IFMT, por meio de editais específicos conforme as capacidades anuais de cada programa. A perspectiva é de abertura de vagas já no próximo ano.

Para o reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos, essa é uma oportunidade sem precedentes para a capacitação de servidores e, por consequência, para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelo IF.

“A UFMT tem sido uma grande parceira do IF em vários projetos e agora, em mais esse que, sem dúvida, vai transformar a vida dos servidores e melhorar o que ofertamos para a sociedade”, afirmou.

No mesmo sentido, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, também destacou a parceria entre a instituição, a maior do estado em pós-graduação stricto sensu, com papel central no desenvolvimento de profissionais de ponta, e o IFMT.

“É muito importante a UFMT manter este relacionamento com o IFMT, tanto no escopo do ensino, pesquisa e extensão, quanto em questões administrativas, e o mestrado e doutorado são fundamentais para essa troca”, destacou.

O PQS - IFMT conta, inicialmente, com a participação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em História, Política Social, Antropologia, Sociologia, Geografia, Estudos de Linguagem, Psicologia, Estudos de Cultura Contemporânea, Economia e Educação Física.

Esta modalidade de cooperação técnica oferece aos PPGs envolvidos, possibilidades de incremento em seus relatórios anuais (Plataforma Sucupira), como: parceria interinstitucional, solidariedade, inserção no ensino fundamental e médio, inserção regional, formação de redes de apoio ao ensino e à pesquisa locais, produção técnica, entre outras ações que podem fortalecer os indicadores desses programas, consolidando avaliações e apontando crescimento.

As contrapartidas do IFMT para os PPGs da UFMT participantes serão a produção de artigos conjuntos em revistas de alto impacto para as suas áreas; produtos técnicos; projetos de pesquisa e extensão financiados, considerando os cuidados com o objetivo principal da cooperação que é o desenvolvimento dentro dos prazos do produto referente ao curso, dissertação no mestrado, tese no doutorado.

O IFMT também poderá ofertar cursos de treinamento para servidores (as) da UFMT em áreas técnicas; e possibilitar o trânsito de docentes dos PPGs da UFMT pelas suas unidades para que se aproximem das regiões de atuação desses campi, reconheçam tais realidades e proponham ações de pesquisa ou extensão em parceria (junto aos povos indígenas ou a populações quilombolas, por exemplo).

Breve histórico

Em 2022 a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propes) realizou um levantamento sobre a possibilidade de concretização desse acordo com os PPGs da área de Humanidades. No início de 2023, um novo levantamento apontou a existência de 516 servidores do IFMT interessados em cursar Mestrado ou Doutorado na UFMT. Por meio de formulário eletrônico eles indicaram suas áreas de interesse.

"A partir dessas respostas os trabalhos prosseguiram, resultando na assinatura desse acordo de cooperação," detalhou o pró-reitor Epaminondas Magalhães.

Também participaram da reunião, o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação (Propg/UFMT), professor Jackson Resende, o professor Vitale Neto e a chefe de gabinete do IFMT, Liliane Pena.

(Texto: Decom/IFMT - Com informações e foto Ascom/UFMT)

Marcadores: ifmt_1