Semana da Consciência Negra: Alma não tem cor

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 25 de Novembro de 2015 às 13:19

Entre os dias 17 a 19 de novembro, o IFMT campu Primavera do Leste foi marcado pela a Semana da Consciência Negra. O projeto intitulado "Alma não tem cor" tem como objetivo proporcionar espaço para a reflexão sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, cosutmes, histórias e organização social.

Durante o período do evento, foram apresentadas palestras, realizadas pelos servidores do IFMT Jasson B. Paes de Barros, Professor Robson J. Verly e professora Itamara dos Anjos Oliveira. Vieram palestrantes da OAB, dr. Cesar Cabrioti e dr. Luiz Carlos Rezende; da Pró-Reitoria de Ensino - PROEN/IFMT, a professora Marilane.

Os alunos assistiram também o filme "O Mordomo da casa branca", que conta a história do mordomo fictício Cecil Gaines (Forest Whitaker), que presta serviço durante vários mandatos presidenciais na Casa Branca. O filme é inspirado no artigo do Washington Post Um mordomo bem servido por esta eleição, escrito por Wil Haygood em 2008, que contava a vida real do mordomo da Casa Branca Eugene Allen.

Assistiram também o documentário "Vista a minha pele", trata-se de uma paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula. Nessa história invertida, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são, por exemplo, Alemanha e Inglaterra, e os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.

O ultimo dia do projeto, foi recheado de Apresentações Culturais com o Grupo de Capoeira do Pianão - Secretaria de Esportes, Professora Nininha; Grupo de Capoeiro do CREJU, com o professor Mafu, o Grupo de Dança Maculelê e Hip Hop.

Além disso os alunos do Grupo de Teatro apresentaram os poemas da autora Cristiane Sobral que escreve "literatura negra para negros" fala da autora. Foram os poemas: - 20 de novembro;
- Meu pombo da Paz;
- Cisne Negro;
- Não Vou mais lavar os pratos;
- Mestiço Camaleão.

Por fim o Grupo de Música realizaram a poesia dramatizada pela aluna de Extensão, Sirlene, do autor Castro Alves - Canção do Africano, e cantaram a música "Os meus olhos coloridos", da cantora Sandra de Sá.

Veja as fotos em nossa página do facebook (facebook.com/ifmtprimaveradolesteofical) e em nossa galeria (https://pdl.ifmt.edu.br/conteudo/galeria/semana-da-consciencia-negra/)