Coloque na sua Agenda. MArte vai ser em setembro e o JIFMT em outubro

Publicado por: Reitoria / 2 de Julho de 2024 às 15:55

A PROEX - Pró-Reitoria de Extensão já definiu as novas datas da Mostra de Arte e Cultura - Marte e também dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso – JIFMT. A Marte acontecerá no Campus Tangará da Serra no período de 17 a 20 de setembro e o JIFMT, etapa estadual, no período de 15 a 20 de outubro no Campus Avançado de Sinop.

MArte

A MArte é uma grande mostra cultural que reúnem a produção artística de estudantes de todos os Campi do Instituto Federal de Mato Grosso nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, artes plásticas e dança. A MArte proporciona vivências e trocas de experiências artísticas além de fortalecer a socialização entre os estudantes.

Na última edição da MArte realizada durante o Workif em 2023 foram três dias de intensa programação cultural com apresentações de manhã, tarde e noite. A 5ª Mostra teve a apresentação de 31 peças de teatro, 16 grupos musicais e 25 espetáculos de dança, além de exposição de fotos e vídeos num total de 125 apresentações.

A MArte é um evento itinerante do IFMT organizado pelos professores de Artes dos Campi. Em 2023 participaram cerca de 800 estudantes. A previsão para a 6º MArte é de que esse número seja superado.

Acompanhe o lançamento do evento ocorrido na última sexta-feira (28/06) no IFMT Campus Tangará da Serra, sede da 6ª edição da MArte!

JIFMT

Os Jogos do Instituto Federal - JIFMT é uma festa do desporto escolar. Superação, integração e amizade representam o grande objetivo do evento que coloca em quadra e nas pistas mais de 1.000 atletas distribuídos em 12 modalidades desportivas.

Na última edição dos Jogos realizada no Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste,  em 2023, participaram 1300 estudantes representando 19 unidades do IFMT. Foram cinco dias intensos de competições que mobilizaram um time grande de servidores especialmente professores de educação física.

Os atletas foram distribuídos em 11 modalidades, sendo cinco individuais (xadrez, judô, tênis de mesa, atletismo e natação) e seis coletivas (handebol, voleibol, vôlei de areia, basquete, futsal e futebol de campo). Uma das novidades do evento foi a transmissão ao vivo das competições que alcançou um publico de 100 mil pessoas.

Também nessa última sexta-feia (28/06) foi oficialmente lançado na sede da 9ª edição do evento, o Campus Avançado de Sinop.