início do conteúdo

APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DO CAMPUS

APRESENTAÇÃO DO IFMT

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, criado nos termos da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. É uma instituição vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com 19 campi em funcionamento (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres - Professor Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista, Juína, Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso e Várzea Grande). Possui ainda três campi avançado, nos municípios de Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Sinop e Tangará da Serra.

Atualmente, possui aproximadamente 25 mil alunos, nos mais de 100 cursos distribuídos nos níveis: Superior (bacharelado, lincencatura e tecnologias), Pós-graduação (especializações e mestrados), Técnico (com ensino médio integrado, subsequente, concomitante e Proeja), Educação a Distância (UAB e Profuncionário), além de cursos de curta duração, como FIC (Formação Inicial e Continuada).

HISTÓRICO DO CAMPUS

A História do campus Primavera do Leste tem início com o lançamento em Brasília, pela Presidência da República em agosto de 2011, em cerimônia promovida no Palácio do Planalto em Brasília da terceira fase do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na ocasião o Prefeito Municipal de Primavera do Leste, Getúlio Gonçalves Viana assinou juntamente com o Ministro da Educação o termo de compromisso para a doação de uma área de terras para a implantação de um campus do IFMT no Município.

No dia 07 de novembro de 2011, por intermédio da Lei n° 1.261 a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores, oficializaram a doação de  uma áreas de 05 (cinco) hectares, localizada na inserção da Avenida Dom Aquino com a Avenida Santo Antônio, no Bairro Parque Eldorado, que foi prontamente escriturada e entregue a Instituição para a construção das obras do campus IFMT em Primavera do Leste.

Na busca de antecipar a implantação do Instituto Federal em Primavera, no dia 22 de fevereiro de 2013, ocorreu uma audiência na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC do Ministério da Educação, na qual a Prefeitura do Município propôs doar as instalações onde funcionavam os cursos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, com uma área de 2,98 hectares, 09 (nove) salas de aula, sala para laboratório de informática, espaço para biblioteca e área administrativa, condição necessária para agilizar a instalação do campus do IFMT em Primavera do Leste.

Como o resultado desta iniciativa, a Prefeitura Municipal na Gestão do Prefeito Erico Piana Pinto Pereira propôs e a Câmara de Vereadores aprovou a Lei n°1.338, de 03 de março de 2013, doando a área e as instalações da antiga UFMT ao Instituto Federal, que foi imediatamente escriturada e entregue à Instituição.

Com estas ações, hoje, dispomos de uma área de aproximadamente 80.000 m², que nos permitirá nos próximos anos  expandir nossa infraestrutura e  ampliar a oferta de cursos e de vagas para Primavera do Leste e região.

Fruto desse esforço coletivo e cheio de otimismo, em 2013 se concretiza o sonho da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – IFMT campus Primavera do Leste com a assinatura pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante  da Portaria MEC n° 993, de 7 de outubro de 2013 que cria o Instituto Federal na nossa cidade.

No dia 13 de Dezembro de 2013 foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção da obra da sede do campus do IFMT em Primavera do Leste.

No final do segundo semestre deste mesmo ano, foram lançados os primeiros editais para a contratação de professores e seleção de alunos para o ano letivo de 2014, com a oferta de 345 vagas nos Cursos Técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica Integrados ao Ensino Médio, os Cursos Técnicos Subsequentes pelo PRONATEC em Eletrotécnica, Eletromecânica, Edificações e Informática bem como no Programa Mulheres Mil.

Outro marco histórico foi a Aula Magna do campus, que foi realizada no dia 10 de fevereiro de 2014, com a presença do Professor José Bispo Barbosa, Reitor do IFMT e demais autoridades, marcando o inicio das aulas dos cursos regulares do campus Primavera do Leste.

Atualmente o IFMT campus Primavera do Leste oferta 4 (quatro) Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio - ELETROMECÂNICA, ELETROTÉCNICA, INFORMÁTICA E LOGÍSTICA, 2 Cursos Técnicos Subsequentes ao Nível Médio – ELETROTÉCNICA e MANUTENÇÃO DE AERONAVES - CÉLULA, e os Cursos Superiores de  Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Química. Estamos com o projeto em andamento para a oferta do nosso primeiro Curso de Pós-Graduação de Especialização e Didática e Prática Docente.

Desde a implantação desta unidade educacional, o Governo Federal já investiu mais de 20 milhões de reais em obras e equipamentos e está formando a equipe de servidores que já conta com 61 professores a grande maioria Mestres e Doutores e 24 Técnicos Administrativos Educacionais.

O IFMT campus Primavera do Leste, nasce com a Missão de formar profissionais para atuarem na área de tecnologia que envolvem a controle e a automação de processos, as áreas da eletroeletrônica, da robótica,  da eletromecânica, eletrotécnica, sistemas de informação, prestação de serviços na logística, com um viés de atender prioritariamente as cadeias produtivas da Agropecuária e Agroindústria, bem como na formação de professores e profissionais para a área de química.

Em 2018 atingimos a meta planejada para os primeiros 5 anos de Instituição, fruto de um trabalho intenso de toda a equipe de Servidores desta Escola, O NÚMERO DE 1.230 ESTUDANTES MATRICULADOS  nos Cursos Técnicos e Superiores.

Com a implantação do IFMT, o Município de Primavera do Leste vai se fortalecendo como polo educacional para a região sul do Mato Grosso, e nós do campus Primavera do Leste estamos motivados e preparados para ajudar neste propósito.

IFMT campus Primavera do Leste, oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade.

Sejam sempre bem-vindos à esta Instituição.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste

Avenida Dom Aquino, nº 1.500, Bairro Parque Eldorado - CEP: 78850-000

Telefones: Gabinete (66) 3500-2900 / Ensino 2906 / Administrativo 2907 / Secretaria de Registro Escolar: 2911 / Atendimento ao Estudante 2910 / Pesquisa e Extensão 2915 / CGP 2914

Primavera do Leste/MT