AÇÕES E PROGRAMAS DO CAMPUS PDL

ENSINO

O departamento de ensino tem como objetivo planejar, avaliar, coordenar, acompanhar e executar as políticas educacionais e diretrizes de ensino e da pesquisa e extensão do nosso campus.

Coordenação Pedagógica: Deverá articular crítica e construtivamente o processo educacional, motivando a discussão coletiva da comunidade escolar acerca da inovação da prática educativa cujo fim é garantir a qualidade do ensino, o ingresso, a permanência e o sucesso dos estudantes nos diferentes níveis e modalidades de ensino oferecidos pelo campus.

Coordenação de Curso: São responsáveis pela qualificação técnica dos alunos do curso, formular e manter as diretrizes das disciplinas técnicas, laboratórios e equipamentos. Atuam juntamente com o departamento de ensino nos aspectos organizacionais que envolvem o corpo discente, docente no âmbito dos cursos.

Registro escolar: É o órgão responsável por processar e divulgar os dados relativos ao rendimento escolar.

PESQUISA

O IFMT tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento científico em diferentes áreas do conhecimento, por meio de pesquisas desenvolvidas por servidores e discentes dos diferentes níveis de ensino.

Com apenas três anos, desde o início das atividades do campus Primavera do Leste, mais de trinta projetos de pesquisa já foram aprovados por editais de fomento de pesquisa, dois entre esses aprovados por agência externa ao IFMT. Os alunos estão sendo convidados a participarem dessas atividades com bolsa de estudo, e mais ainda, conquistando para a sua formação, um desenvolvimento racional e sistemático voltada à produção científica.

Muitos desses trabalhos já foram divulgados em eventos de divulgação científica. Em 2014, alguns foram expostos no 3º Workshop de Pesquisa e Inovação no Centro de Evento do Pantanal (Cuiabá-MT), outros no I IF Mostra, no campus Primavera do Leste. Mais recentemente, três trabalhos do Professor Weslley A. Siqueira foram aceitos para a divulgação em banner  e comunicação oral, com a presença dos doze alunos bolsistas desses projetos, no XIII Festival de Artes de Goiás (na cidade de Goiás -GO).

EXTENSÃO

As ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o Instituto Federal de Mato Grosso e a sociedade. As atividades de extensão compreendem cursos, estágios, visitas, eventos esportivos (jogos e treinamentos) e culturais (teatro, festas e datas de conscientização). Nelas as pessoas da comunidade vêm até o IFMT ou o IFMT vai até a comunidade.

Estas atividades têm a função integrar e promover o desenvolvimento local e regional, possibilitando assim a necessária dinamização da vida acadêmica, por meio da incorporação ao IFMT de novos conhecimentos ou metodologias, suas aplicações ou expansões.

A extensão compreende, portanto, um conjunto de atividades em que o IFMT promove a articulação entre o saber fazer acadêmico e a realidade socioeconômica e cultural da região onde está inserido.

Os estudantes são estimulados a participar em Projetos de Extensão para o aprimoramento da sua formação profissional, podendo inclusive receber bolsas (auxílio financeiro).

São áreas temáticas das atividades de extensão as ações que envolvam: produtos e processos tecnológicos; serviços tecnológicos; assessoria a eventos; projetos sociais; fomento a estágio e emprego; formação inicial e continuada; projetos culturais, artísticos e esportivos; visitas técnicas; empreendedorismo.