Uma proposta de desenvolver um jogo educacional para estudantes do curso de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste foi concretizada com o lançamento oficial do projeto de Ensino: “Desafio LogiPlay 2025: Competição de Gestão em Jogos Empresariais”. A cerimônia aconteceu no dia 25 de março, no auditório do campus.
O projeto tem o objetivo de integrar teoria e prática em um simulador emprearial e começou a ser pensado, inicialmente, em 2017, pelos professores de Administração André Luiz Garcia Holpert e Diogo Barbosa Leite. No final de 2024, houve a retomada da iniciativa em novas discussões que incluíram os docentes Ricardo Miguel Branco de Azevedo e Valdivino Antônio da Costa Araújo. Assim, no início deste ano, com o apoio da Direção Geral, Direção de Ensino, Coordenação de Curso e Diretoria de Administração e Planejamento, o campus adquiriu o jogo da empresa Simulare (https://simulare.com.br).
Aprendizado baseado em jogos e mentoria contínua
O projeto tem como público-alvo os estudantes do curso técnico em Logística. Seu objetivo é facilitar o aprendizado prático de conceitos logísticos utilizando a metodologia de game-based learning (aprendizado baseado em jogos). Além de reforçar o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o pensamento estratégico, a iniciativa busca estimular um ambiente inovador e colaborativo entre os participantes.
A competição será realizada ao longo do ano letivo de 2025, dividida em quinze rodadas - sendo as três primeiras destinadas à ambientação com a plataforma e as doze seguintes valendo para a disputa. Durante todo o processo, os alunos contarão com mentoria contínua dos professores, sendo avaliados em três aspectos principais: desempenho financeiro das empresas simuladas, qualidade das estratégias adotadas e eficácia nas decisões tomadas em cada etapa.
O jogo é organizado em três níveis progressivos, como se fossem universos, correspondentes a cada ano/série do curso técnico em Logística. Dessa forma, os desafios e conteúdos se adequam ao conhecimento e à experiência dos alunos em sua devida etapa de formação. As turmas dos primeiros anos gerenciarão uma indústria de chocolates; as dos segundos anos liderarão uma indústria de smartphones, enquanto as turmas dos terceiros trabalharão como diretores de uma indústria de Skates.
Planejamento e senso de responsabilidade reais
Os estudantes serão organizados em equipes de 4 a 5 membros, responsáveis por gerenciar uma empresa virtual que irá competir pelo melhor desempenho e destaque no mercado. Esses grupos devem discutir e planejar suas estratégias em conjunto e executar as ações decididas pela empresa no ambiente virtual do jogo. Um ponto positivo é que o simulador pode ser acessado diretamente pelo navegador de internet em computador ou celular, sem necessidade de baixar ou instalar qualquer aplicativo adicional.
Para manter o realismo da simulação, caso uma empresa não registre suas decisões dentro do prazo estabelecido, o sistema as aplicará automaticamente ao final de cada rodada – o que resultará na anulação de todos os indicadores de desempenho da sessão. Essa dinâmica aumenta o senso de responsabilidade dos estudantes e também mostra como é o ambiente competitivo das empresas no mundo real.
Laboratório no mundo virtual
Segundo o professor Diogo Barbosa Leite esse projeto "traz uma alegria imensa ao proporcionar essa oportunidade aos nossos estudantes. [...] O jogo começa em um cenário pós-pandêmico, o que pode ajudar a recuperar os déficits de ensino e motivar os estudantes com uma abordagem diferente e dinâmica. Nosso laboratório será o jogo num mundo virtual”.
Em um esforço para motivar os estudantes, os servidores Valdivino Antônio da Costa Araújo e o diretor eleito do campus, Alcindo da Piva, estão à frente da captação de patrocínios, que serão destinados a premiar as equipes com melhor desempenho na competição.
Por: Stin para o jornal Ipê Amarelo do IFMT Campus Primavera do Leste
Edição de conteúdo: Orismeire Zanelato - Decom/RTR