WorkIF 2023: docente do IFMT Primavera do Leste lança obras de estudos literários

Publicado por: Reitoria / 16 de Outubro de 2023 às 17:40

No próximo dia 26 de outubro de 2023, o professor do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Primavera do Leste, Dagoberto Rosa de Jesus lançará três obras durante o Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão - WorkIF 2023.

O evento, que acontecerá nos dias 25 a 27 de outubro de 2023, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunirá estudantes e servidores de todos os campi e é aberto à participação da comunidade.

O lançamento ocorrerá no espaço IFMTexto: nossas letras, no qual também acontecerão a apresentação de outras 18 publicações nas áreas técnica, de ensino e de linguagens, produzidas por pesquisadores da instituição.

O primeiro livro, Veredas da Orfandade: Entre meninos, fazendeiros e Jagunços – Menino de Engenho, São Bernardo e Grande Sertão Veredas, é resultado da tese de doutoramento do docente, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unemat Campus Tangará da Serra.

Foi publicado de forma física e será lançado, ainda, no Congresso Internacional “Antígona: liberdade e opressão, pelos 50 anos de Abril” na Universidade de Aveiro em Portugal.

A obra analisa três romances iconográficos da literatura brasileira e, na perspectiva do autor, inovar ao fazer esta análise a partir da orfandade, este signo de abandono tão presente no Brasil.

“A literatura ao olhar para este panorama nos fornece um retrato do país, que se atualiza a cada leitura e se faz cada vez mais presente na contemporaneidade pandêmica e multifacetada. A literatura humaniza no momento em que a partir de um simulacro permite ao homem e a sociedade operar uma egotrip,” reflete Dagoberto.

O docente relata que a escolha deste tema se deu ao perceber como a orfandade estava presente nos principais romances da literatura brasileira.

“Isso num primeiro momento, me lembrou que o país também foi colônia de Portugal. O fato destes romances terem protagonistas órfãos em dada medida conota que este sentimento de orfandade é um sentimento da própria nação”.

Panorama Literário: expressões passadas e presentes, organizado por Dagoberto Rosa de Jesus e Eduardo Mahon, nasceu da reunião de oito textos de professores, escritores, produtores culturais e críticos literários, que trazem estudos acadêmicos e reflexões atuais sobre a literatura.

“Lancei o desafio ao escritor e pesquisador Eduardo Mahon, que abraçou a parceria auxiliando na seleção e curadoria dos textos. Este trabalho reflete um pouco do que vem sendo produzido nas áreas das letras no estado de Mato Grosso”.

O livro, nas palavras do autor, faz uma reflexão que perpassa perspectivas teóricas com a capacidade de traçar um painel crítico e analítico tanto sobre produções literárias canônicas e periódicos, quanto sobre produções contemporâneas que inauguram uma nova cartografia literária em Mato Grosso, na Amazônia Legal e no Brasil.

"Com este olhar, ao mesmo tempo, múltiplo e agregador a publicação reúne pensadores, doutores que em suas áreas distintas de estudos têm produzido uma reflexão abrangente sobre as letras e as artes, a partir deste ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico que vive um momento único de efervescência cultural e literária,".

O primeiro capítulo assinado por Epaminondas de Matos e Marcos Pereira traz como título Os símbolos e a máscara da violência: Uma análise do conto passeio noturno de Rubem Fonseca. O segundo, Distopia, regionalismo e vozes femininas no conto A floresta do adeus é assinado pelo professor Paulo Wagner. O terceiro capítulo traz o artigo Considerações preliminares sobre a revista mato-grossenses Cidade Verde (1935), dos escritores Cristina Campos e Eduardo Mahon.

O quarto capítulo, Das páginas dos periódicos para a historiografia literária: a revista A violeta em Mato Grosso, ficou a cargo da pesquisadora Thaísa Codina. O capítulo seguinte, Maria Asher a Seara nova sobre “tradução e tradutores” é assinado pelo professor Dagoberto Rosa. A literatura de Maria Asher também é abordada no capítulo Musa entre Medusas - Maria Archer e a partilha do sensível.

No sétimo capítulo as professoras Maria Cleonice e Elizabeth Batista apresentam um Breve Panorama da intelectualidade feminina no ocidente. Fechando o livro, a reflexão intitulada Cultura popular e a intelectualidade na década de 1960 em Deus de Caim, é proposta pelo poeta Juliano Moreno.

O livro Dilemas literários: anotações da crítica contemporânea foi organizado por Cláudio Márcio da Silva, Samuel Lima da Silva e Dagoberto Rosa de Jesus. É composto por nove textos de alunos egressos do PPGEL da Unemat Campus Tangará da Serra, mestre e doutores. Conta com a apresentação do Prof. Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva da Universidade do Estado de Mato Grosso e membro da Academia Mato-Grossense de Letras.

Confira a programação completa de lançamentos de obras no espaço IFMTexto: nossas letras