O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta quarta-feira, 8 de abril, uma série de encontros virtuais em que especialistas debatem o contexto e os desafios da educação diante das necessidades da chamada quarta revolução industrial. O evento “Educação no mundo 4.0” faz parte de uma estratégia do ministério para a elaboração de um projeto sobre os desafios da educação diante do novo contexto social trazido pela economia 4.0.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Culau, destacou que a educação tem uma demanda crescente de inovação em seus currículos e metodologias. “Temos um grande desafio pela frente para preparar estudantes e educadores protagonistas em um mundo 4.0 por meio de novos processos de ensino e aprendizagem, usando tecnologias”, disse.
Ao longo das últimas semanas, as secretarias vinculadas ao MEC têm se reunido, também de forma virtual, para debater e elaborar definições e estratégias sobre o assunto. “Identificamos no MEC a necessidade de formulação de uma estratégia de políticas educacionais. Ela deve orientar e integrar as políticas e projetos do MEC e das demais instâncias responsáveis pela política educacional. A indução do MEC é muito importante nesse momento”, afirmou Ariosto.
De acordo com o secretário, a discussão sobre educação no contexto da economia 4.0 está se construindo a partir de um diálogo com diversos atores governamentais. A Câmara Brasileira da Indústria 4.0, que integra diversos ministérios do governo federal, tem debatido este avanço. O MEC atua nesse colegiado para pensar sobre a formação do capital humano.
“Nesse momento de crise, vemos o quanto a gente precisa trabalhar para o desenvolvimento de novas metodologias, novos conhecimentos, para que a gente possa trabalhar de forma integrada e com recursos que venham a melhorar o ambiente de aprendizagem”, ressaltou o secretário.
O evento Educação no mundo 4.0 acontece também nos dias 9, 13, 14 e 15 de abril, sempre às 16h. Para participar dos encontros basta acessar os links dos seminários virtuais que estão disponíveis na programação do evento. Confira a programação completa do evento aqui.
Para realizar o evento, o MEC contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Nacional das Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Steinbeis-Sibe do Brasil.