Estudantes do IFMT vivem experiência imersiva de aprimoramento do idioma inglês

Publicado por: Reitoria / 12 de Agosto de 2024 às 15:51

Instituição prepara seleção de estudantes para intercâmbio no Canadá

Um fim de semana voltado para um mergulho profundo no estudo da língua inglesa.  Assim foi a terceira maratona imersiva "English Camp", o acampamento criado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para desenvolver habilidades e potencializar o aprendizado linguístico de jovens estudantes da instituição.

Nesta edição, o grupo de 50 jovens vindos dos 19 campi de norte a sul e de leste a oeste do estado se reuniu no Hotel Fazenda Mato Grosso, no período de 09 a 11 de agosto.

O grupo contou com o acompanhamento “full time” de um time de seis professores de inglês: João Felipe Freitas, Silbene Paoliello, Ludmila Sella, Rodrigo Silva, Victor Gabriel Pedra e Priscila Silva, além da equipe da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) para o desenvolvimento de atividades de conversação “only in English”, de maneira descontraída, leve e divertida.

Um dos representantes do Campus Guarantã do Norte, Mauro Sousa, 18 anos, falou da sua expectativa em torno do English Camp. “É uma experiência muito interessante poder passar mais de dois dias com um evento totalmente em inglês. Acho que é uma grande oportunidade para quem gosta e valoriza o idioma,” afirmou o aluno do curso de Agropecuária.

A trajetória de estudos percorrida até chegar no ponto alto de participação no evento também foi apontada pelo discente como uma contribuição do IFMT para o seu aprendizado da língua inglesa.

“Antes eu não tinha uma visão tão acentuada do inglês. Era uma coisa para mim que não fazia sentido, “sem pé, nem cabeça”. Acho que o IF ajuda a falar assim, ‘Nossa, o inglês é importante para a vida, importante para o trabalho’. Então, pretendo agarrar essa oportunidade e tentar aplicar para fora do Brasil. Penso (no curso) na área da saúde na universidade de Princeton”.

Mariah Pinheiro, aluna do curso de Administração no Campus Pontes e Lacerda aproveitou a imersão linguística “para, além de aprender mais também divulgar um novo projeto”.

Ela se refere ao intercâmbio de curta duração que o IFMT está organizando para levar 19 estudantes (um de cada campus) e cinco servidores ao Canadá. O edital de seleção para Intercâmbio no Canadá tem o objetivo de aprimorar a língua inglesa e proporcionar uma vivência intercultural. A previsão é que o intercâmbio ocorra no primeiro semestre de 2025.

“Teremos um evento que vai escolher um aluno de cada Campus daqui de Mato Grosso, para a gente poder fazer esse intercâmbio e conseguir vivenciar uma imersão maior ainda na língua e na cultura inglesa. Precisamos estar preparados”.

Presente na abertura e arriscando algumas frases em inglês, o reitor Julio César dos Santos assegurou que “o IFMT continuará gerando oportunidades de internacionalização aos seus estudantes.”

English Camp - na primeira edição, em 2018, o acampamento reuniu 19 estudantes em uma chácara na estrada para Chapada dos Guimarães, a 35 km de Cuiabá. Na segunda edição, no campus do IFMT em Alta Floresta em 2019, aulões temáticos possibilitaram um aprendizado intensivo aos cerca de 350 participantes, alunos dos cursos Técnico em Administração e Agropecuária.

IFMT Idiomas - possibilita a estudantes e servidores o estudo de idiomas como Inglês Norte-Americano, Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Francês Canadense, Italiano, Holandês e Português de Portugal.

Notícia publicada em 12.08.2024 às 15:51 e atualizada em: 13.08.2024 às 15:53