Com o objetivo de garantir a permanência e êxito dos estudante Alvo da Educação Especial – PAEE, o Campus Primavera do Leste do IFMT está desenvolvendo um projeto piloto de tutoria para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto denominado de Tutoria de Pares é coordenado pela intérprete de libras do campus, Adriana Pereira, que é doutoranda em Educação Especial e conta com a colaboração da professora Suammy Priscila e da psicóloga Aliciane Ferreira, Coordenadora da Assistência Estudantil e Inclusão (CAES) da unidade.
De acordo com Adriana a ideia é contribuir com desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas dos estudantes através de um aprendizado colaborativo. “A Tutoria de Pares é uma abordagem pedagógica que promove o aprendizado colaborativo entre os alunos, facilitando a troca de conhecimento e experiências”, explica.
O projeto começou com a seleção de duas estudantes bolsistas para oferecer tutoria a outros estudantes com diagnóstico de TEA. “Selecionamos então as estudantes Rayssa Rodrigues da Silva, do curso de técnico em Eletrotécnica e a Estudante Karina da Conceição Silva, da Licenciatura em Química. Elas dão apoio aos estudantes Lucas Severiano e Evelin Sartorato, respectivamente”, explica Adriana.
Posteriormente as alunas foram capacitadas e passaram a dar a tutoria. “Eu tenho dificuldade de perceber quando meus colegas de sala fazem ironias e a Rayssa me orienta. Ela também me ajuda a organizar minha agenda de estudos e me dá dicas de organização dos materiais”, afirma Lucas Severiano ao se referir a sua tutora. Lucas teve o diagnóstico de TEA só aos 18 anos.
Já para a estudante Evelin Sartorato, que recebe tutoria da aluna Karina da Conceição Silva, a colaboração ajuda a mediar a interação com os colegas e professor. “Tenho dificuldade de identificar a fisionomia dos colegas e professores, então não percebo quando estou incomodando e também quando não entendo a explicação do professor fico constrangida em perguntar novamente. Com a tutoria me sinto mais à vontade”, disse Evelin.
O sucesso da iniciativa estimula a servidora Adriana a aumentar o alcance do projeto. “Pretendo dar continuidades aos projetos de Tutoria de Pares, selecionar e treinar mais estudantes bolsistas para contribuir com estudantes TEA e Indígenas, com o intuito de fortalecer as políticas de inclusão no campus de Primavera do Leste”, destaca.
Para o Diretor Sistêmico de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades, Leonardo Lima, o projeto piloto é uma iniciativa importantíssima. “Esta iniciativa representa um passo significativo em nossa missão institucional de garantir um espaço educacional mais acessível e acolhedor para todos os nossos estudantes”, avalia.
Leo ressaltou também a importância do projeto para os estudantes tutores. “A Tutoria de Pares não apenas beneficia os (as) estudantes que recebem a tutoria, mas também enriquece a formação dos (das) estudantes tutores, promovendo empatia, respeito e habilidades de liderança”, finalizou.