IFMT divulga edital para compor comissão permanente de heteroidentificação; Inscrições até 05/07

Publicado por: Reitoria / 10 de Junho de 2024 às 11:34

O Edital 76/2024 da chamada pública tem por objetivo a formação de um conjunto de avaliadores(as) que irão compor as comissões nos campi para validação da autodeclaração racial, os quais serão capacitados para formar as bancas de heteroidentificação e realizar os procedimentos de verificação das características fenotípicas de pessoas negras (pretas e pardas) nos processos seletivos para ingresso em cursos técnicos de nível médio, subsequentes, proejas, graduação ou pós-graduação do IFMT. Os selecionados atuarão nas comissões de outubro/2024 a outubro/2027.

Poderão se inscrever neste edital os servidores docentes ou técnico-administrativos em educação (TAE) em exercício no IFMT; os estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação ou pós-graduação do IFMT, que ainda tenham pelo menos um ano de previsão de vínculo e membros da comunidade externa representantes de instituições que atuem em movimentos raciais.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de junho de 2024, a partir das 8h, até o dia 5 de julho de 2024, às 23h59, por meio de formulário próprio, disponível no endereço https://seletivo.ifmt.edu.br/

No ato da inscrição, os candidatos servidores e discentes devem informar seu currículo resumido: nome completo; e-mail e celular; gênero; tipo de vínculo com o IFMT (docente, TAE ou discente); matrícula (a matrícula de servidores docentes e TAEs é a matrícula SIAPE; a dos discentes, a última matrícula vigente); unidade de lotação, para servidores docentes ou TAEs; curso e campus, no caso de discentes; a carga horária semanal para participar das bancas de heteroidentificação; informar o interesse em participar da comissão de heteroindentificação; experiências com a temática das relações étnico-raciais de forma comprovada; e documentos comprobatórios do currículo.

Já os candidatos da comunidade externa, devem informar no seu currículo resumido: nome completo; e-mail e celular; gênero, cor, naturalidade e nacionalidade; tipo de vínculo e movimento sociorracial ao qual pertencem; curso e campus no qual desejam participar; informar qual a carga horária semanal para participar das bancas de heteroidentificação de forma voluntária (sem remuneração); possíveis experiências com a temática das relações étnico-raciais de forma comprovada; e documentos comprobatórios do currículo.

Os documentos comprobatórios e o currículo resumido devem ser enviados anexos ao formulário de inscrição, em formato PDF.

Quaisquer esclarecimentos adicionais deverão ser solicitados por mensagem encaminhada ao e-mail proen.dpi@ifmt.edu.br

CLIQUE AQUI para acessar o edital e os anexos.

Cronograma da Chamada Pública

06 de junho de 2024 - Publicação do Edital.
06 e 07 de junho de 2024 - Prazo para envio de recursos.
10 de junho a 05 de julho de 2024 - Período de inscrição via internet.
19 de julho de 2024 - Divulgação da listagem preliminar de candidatos.
28 de julho - Divulgação da listagem de candidatos pós-recursos.
09 e 10 de agosto de 2024 - Oficina de capacitação on-line dos membros titulares e suplentes aprovados.
19 de agosto de 2024 - Divulgação da listagem definitiva dos aprovados.