Recebemos neste final de semana, algumas denúncias postadas nas mídias sociais (Twitter) sobre suposto assédio sofrido por estudantes envolvendo servidores e colaboradores da nossa Escola.
Pela gravidade das denúncias, comunico a todos os Estudantes, Pais, Responsáveis, Servidores e Colaboradores da Instituição que iremos apurar as denúncias com o devido rigor e transparência!
Informo também que sempre que chegaram ao conhecimento da Direção-Geral, denúncias ou informações sobre possíveis episódios considerados como assédio no campus (envolvendo servidor/aluno), as medidas administrativas foram tomadas.
Nos casos envolvendo estudantes menores, sempre tratamos destes episódios com a presença dos Pais ou responsáveis. Tivemos vários casos envolvendo esse tipo de acusação, que pela falta de formalização da denúncia por desejo e decisão dos Pais/Estudantes, não foi possível a abertura de processo administrativo para apurar as denúncias e punir possíveis infratores.
Em outras, foram formalizadas e foi aberto o devido processo legal para a apuração dos fatos. Temos casos em que os processos estão em andamento, conduzidos sempre pela Comissão de Sindicância e de Processo Administrativo Disciplinar nomeada pelo Reitor (composta por pessoas de fora do campus).
Sempre que o processo chega ao final, a Direção-Geral é comunicada e as providências são tomadas com a aplicação das sanções cabíveis! Já tivemos num passado recente, por denúncia de assédio a alunas do campus, devidamente comprovadas no processo administrativo disciplinar (dado o direito de ampla defesa e do contraditório ao acusado), casos de exoneração de Servidor a bem do serviço público no nosso campus!
Neste sentido, queremos orientar a todos(as) que essas questões, devem ser tratadas no âmbito da Instituição, formalmente, para evitar problemas e preservar os direitos individuais de quem acusa e da pessoa acusada.
Comunico a todos que tomaremos as providências apropriadas para o caso, para preservar as pessoas e a instituição! As denúncias ou provas de possíveis crimes cometidos no âmbito da Instituição podem ser protocoladas no campus em Primavera do Leste (Link dos contatos remotos), ou na Reitoria/ouvidoria do IFMT, na Avenida Senador Filinto Müller, 953, Bairro Quilombo, CEP 78043.409 - Telefone 65 3616-4100. Pode ser feito acessando o portal do IFMT - Ouvidoria.
IFMT campus Primavera do Leste-MT