O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Primavera do Leste divulga a programação da I Jornada Científica com o tema “Educação, Tecnologia e Sociedade”, que irá acontecer entre os dias 24 a 27 de outubro de 2016, a . O evento será realizado nas dependências do campus e os organizadores estimam um público de 1000 participantes, entrando para o calendário da cidade como um dos maiores e mais importantes eventos científicos, tecnológicos e culturais da região.
O período de inscrição para as oficinas e minicursos ocorrem de 01 a 15 de outubro.
Acesse site do evento: www.even3.com.br/jocifpva2016
A Jornada em sua primeira edição, tem por objetivo abrir um novo espaço para discussão de temas e apresentação de trabalhos nas áreas de Linguagem, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências Naturais, Exatas e suas tecnologias e Engenharia e Tecnologia em Primavera do Leste, importante polo do agronegócio para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil, atraindo estudantes, professores e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento econômico e cultural de toda a região.
A Jornada se constituirá de quatro dias de intensas atividades, apresentando rica programação com conferências, palestras, mesasredondas, oficinas e minicursos com os profissionais mais gabaritados, oferecendo aos interessados um rico leque de opções para atualização de conhecimentos e estabelecimento de contatos profissionais e acadêmicos, oportunizando um incremento na formação de seus participantes, bem como uma contribuição inestimável para o desenvolvimento tecnológico e cultural de toda a região.
A missão do evento é integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação, unindo pessoas comprometidas com as discussões atuais que levam à construção de soluções práticas e indicam caminhos para os desafios profissionais de hoje.
CRONOGRAMA
INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E MINICURSOS: 01/10/2016 a 15/10/2016.
INICIO DA JORNADA: 24/10/2016 a 27/10/2016.
GRANDES ÁREAS E EIXOS TEMÁTICOS
Área 1 Linguagem, códigos e suas tecnologias
Eixo 1.1 Práticas corporais e saúde: Este eixo busca valorar os trabalhos voltados para disciplinas que trabalhem na perspectiva da educação física, da promoção da saúde, suas praticas, tecnologias. As práticas corporais, atividades físicas e o lazer são importantes aliados na promoção da saúde, uma vez que através da realização destas ações é possível proporcionar uma maior afetividade e integração entre as pessoas, e, assim, favorecer a inserção social. Além de tudo isso, é possível estabelecer uma relação de melhora nos determinantes biológicos de saúde e no desenvolvimento cognitivo das pessoas.
Eixo 1.2 Educação, língua e literatura: Espaço para trabalhos e reflexões sobre Educação, ensino e aprendizado de língua e literatura materna ou estrangeira. Trabalhos que apresentem ações e projetos pedagógicos que tenham na educação, língua e literatura o seu foco.
Eixo 1.3 Arte, cultura e educação: Este eixo abre espaço para a apresentação de trabalhos resultantes de pesquisas e ações que envolvam temas sobre arte, cultura e educação nas suas mais diversas relações e expressões.
Área 2 Ciências Humanas e suas tecnologias
Eixo 2.1 Estado e sociedade: Reúne estudos que comtemplem a relação entre o Estado e a sociedade. Serão aceitos trabalhos que analisem: políticas públicas, violência e segurança pública, saúde populacional, teoria do Estado e da democracia, movimentos sociais, história política do Mato Grosso. Tratase de um espaço de múltiplos debates, que tenham como ponto em comum a relação entre Estado e sociedade.
Eixo 2.2 Direitos humanos: Temática voltada à apresentação de trabalhos que levem em conta a apropriação que todo e qualquer ser humano tem em relação a seus direitos e suas defesas.
Eixo 2.3 História de Mato Grosso: História do Estado do Mato Grosso, eventos, acontecimentos marcantes, fatos e etapas participantes, ou que serviram de influência no processo de construção da identidade, território e cultura do estado do Mato Grosso.
Eixo 2.4 – Geografia de Mato Grosso: Espaço para debate de pesquisas que investiguem a relação entre espaço e sociedade em Mato Grosso. Serão aceitos trabalhos que discutam: transformações impostas ao meio natural; questões relacionadas aos espaços urbano e rural; e dinâmicas territoriais relacionadas às diversas atividades econômicas.
Eixo 2.5 Processos logísticos empresariais: Engloba ações de Logística e da Cadeia de Suprimentos, voltados para a criação de valor, redução de custos, arranjos produtivos locais e aumento da competitividade no âmbito empresarial, regional ou nacional.
Área 3 Ciências Naturais, Exatas e suas tecnologias
Eixo 3.1 Avaliação em Ensino de Ciências e Matemática: Investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem de Ciências e Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a avaliação em larga escala (Prova Brasil, SAEB, ENEM, PISA, etc.).
Eixo 3.2 Recursos Didáticos e Ensino de Ciências e Matemática: Estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, principalmente materiais impressos como livros didáticos e materiais didáticos institucionais, além de materiais manipuláveis, jogos e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática por professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Eixo 3.3 Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Ciências e Matemática: Estudos e experiências pedagógicas em Ciências e Matemática no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em contextos formais e nãoformais; práticas científicas e matemáticas de pessoas jovens e adultas excluídas do sistema educacional e daquelas que retornam à escola ou a acessam pela primeira vez.
Eixo 3.4 Formação de Professores de Ciências e Matemática para a Educação Básica: Acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência acerca da formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Educação Básica. As temáticas relacionadas a este eixo contemplam, dentre outros aspectos, o currículo da Licenciatura, prática de ensino e prática como componente curricular, estágio supervisionado, formação específica e formação didático pedagógica, práticas formativas e práticas profissionais. Além disso, também pertencem ao eixo trabalhos relacionados à produção de materiais didáticos para a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, bem como experiências de formação vinculadas ao PIBID, OBEDUC e projetos de extensão.
Eixo 3.5 Formação de professores de Ciências e Matemática para o uso das Tecnologias: Esse eixo tem como foco o uso da tecnologia em processos de formação inicial e continuada de/para e com professores que ensinam Ciências e Matemática, realizados nas diversas modalidades educacionais (presencial, semipresencial, a distância, mobile...) e embasados em diferentes linhas teóricas e metodológicas. O eixo se destina, então, a processos formativos realizados por meio de plataformas educacionais, Ambientes Virtuais, com a utilização de software, applets, tecnologias móveis, vídeos e qualquer outro aparato tecnológico que apresente um diferencial na formação.
Área 4 Engenharia e tecnologia
Eixo 4.1 Ambientes inteligentes: são espaços onde sistemas embarcados, tecnologias da informação e comunicação são combinados parar criar ambientes interativos ao usuário para imperceptivelmente melhorar as atividades comuns. Uma abordagem muito comum deste tópico é a Automação Residencial.
Eixo 4.2 Energias renováveis: são aquelas em que os recursos naturais utilizados são capazes de se regenerar, ou seja, são considerados relativamente inesgotáveis. Atualmente os principais recursos naturais utilizados para produção de energias renováveis são: o sol: energia solar; o vento: energia eólica; os líquidos sob pressão: energia hidráulica; a matéria orgânica: energia das biomassas; as marés: energia mareomotriz; o calor do interior da Terra: energia geotérmica.
Eixo 4.3 Aplicações em automação: metodologias desenvolvidas para utilização de tecnologias aplicadas na execução de tarefas que substituem a ação humana em monitoramento ou controle de variáveis de processo.
Eixo 4.4 Controle de processos: compreendese como uma ou mais técnicas de monitoramento de uma ou mais variáveis de processo associado a ações de correção.
Eixo 4.5 Controle de robôs: técnicas e estudos voltados à utilização e desenvolvimento de mecanismos robóticos.
Eixo 4.6 Tecnologia metalmecânica: contempla toda atividade produtiva ligada aos processos de transformação de metais em bens de consumo e serviços. O setor Metal Mecânico destacase por sua ampla abrangência, compreendendo a metalurgia, desenvolvimento de projetos mecânicos, fenômenos de transporte, fabricação de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de novos processos e técnicas de fabricação, controle de qualidade e manutenção industrial.