Nota do campus PDL sobre o sorteio para ingresso nos Cursos Técnicos

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 19 de Outubro de 2020 às 16:26

De acordo com notícia publicada no site institucional do IFMT, com o título “Conselho Superior do IFMT define a forma de ingresso no Processo Seletivo 2021/1” (https://pdl.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/conselho-superior-do-ifmt-define-forma-de-ingresso-no-processo-seletivo-20211/), o campus Primavera do Leste informa:

Ainda estamos vivendo momentos em que a Covid-19 nos impõe protocolos de biossegurança, com a necessidade do uso obrigatório de máscaras, álcool 70º INPM e a manutenção do distanciamento social, evitando aglomeração, impossibilitando a previsão de provas presenciais de seleção com a segurança necessária.

É importante destacar, também, que a documentação escolar (Histórico) dos estudantes, expedida pelas Escolas Estaduais, não contém notas avaliativas e sim conceitos (Aprovado/Reprovado/Retido), impossibilitando, desta forma, uma análise de histórico escolar entre os candidatos inscritos.

Diante destas condições, a modalidade do “sorteio” foi escolhida e aprovada pelo Conselho Superior do IFMT, pelo fato de que, associado a esta problemática, temos escolas que terminarão o ano letivo em momentos diferentes, motivo pelo qual não teríamos os documentos por elas emitidos a tempo, para analisar e realizar a seleção neste ano. Algumas escolas terminarão o ano letivo em março de 2021.

O Edital de Seleção, com todos os detalhes, inclusive com as vagas das cotas, será publicado até dia 21/10. Teremos 400 vagas, sendo 245 para o Técnico Integrado ao Nível Médio, 35 para o Subsequente em Aeronaves e 120 para os superiores.
Para o Técnico, a seleção será por sorteio das vagas entre os candidatos inscritos, e para o Superior será pela nota do ENEM e análise de histórico escolar.

Para se inscrever não é necessário ter concluído o ensino fundamental/ensino médio. Mas, para fazer a matrícula, o candidato já deverá ter documento com a conclusão do ciclo de estudos. Neste caso, os alunos selecionados poderão fazer a matrícula com uma declaração da escola que estão concluindo o nono ano (para matrícula no Técnico) ou o ensino médio (para matrícula no Superior), como foi feito em anos anteriores com situações similares várias vezes (calendários alterados pela greve, por exemplo).

Lembrando que ainda não definimos o calendário letivo de 2021! Portanto, ainda não sabemos quando começaremos o ano letivo de 2021, pela pandemia e pelos calendários diferentes das escolas públicas e privadas de Primavera do Leste e região!