O artigo é uma contribuição para a engenharia de materiais e soldagem
Professor Dr. Arthur Moraes e Videira
O professor Dr. Arthur Moraes e Videira de engenharia mecânica do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Primavera do Leste, publicou no dia 05 de janeiro de 2023 um artigo em um periódico A1, ou seja, de excelência internacional, em parceria com a Universidade Estadual Paulista - UNESP e a Universidade de Padova na Itália.
Arthur relata ser uma ótima experiência trabalhar junto a outras instituições e pesquisadores internacionais.
"O desenvolvimento científico, a troca de conhecimentos e o intercâmbio cultural foram de grande importância na minha formação profissional e pessoal. Isso com certeza será revertido em nas minhas ações de ensino, pesquisa e extensão dentro do IFMT.”
Para o professor, a parceria com a UNESP e a Universitá Degli Studi di Padova foi um exemplo de como a colaboração internacional pode gerar resultados inovadores e de alto impacto.
"O artigo é uma contribuição valiosa para a engenharia de materiais e soldagem e certamente será fonte de inspiração para novas descobertas e pesquisas futuras já que os trabalhos com as duas instituições parceiras continuam e esperamos produzir mais inovação”, ressalta.
O artigo
Equipamentos de Soldagem
O artigo apresenta resultados promissores para o aumento da resistência à corrosão em juntas soldadas de aço super duplex UNS S32750. O aço inoxidável super duplex possui alta resistência à corrosão e considerável resistência mecânica, podendo ser aplicado em condições ambientais agressivas, como em indústrias de petróleo, gás natural, químicas, celulose, biomassa, marítimas, dentre outras.
Portanto, o desenvolvimento de técnicas para melhorar a soldagem de aços super duplex é importante a fim de garantir que suas propriedades sejam mantidas e sua microestrutura não seja negativamente afetada durante este processo.
Dessa forma, de maneira inovadora, as técnicas de soldagem híbrida TIG-Laser e adição de nitrogênio foram utilizadas para soldar as juntas de aço super duplex e os resultados demonstraram uma melhoria significativa na resistência à corrosão da junta, em comparação com outras técnicas de soldagem.
Além disso, o artigo discute as possíveis explicações para o sucesso da técnica, bem como suas limitações e possíveis melhorias. Dentre as técnicas de obtenção dos resultados, foram utilizadas Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Dispersão de Energia (EDS) e ensaios de corrosão conhecidos como Temperatura Crítica de Pite (CPT).
Cordões de Solda
Acesse o trabalho no link: https://www.mdpi.com/1996-1944/16/2/543